Geral - 08/05/2020 15:05:16

Prefeitura adquire equipamentos para combate ao coronavírus

Oxímetros medem a quantidade de oxigênio no sangue e a pressão sanguínea

Oxímetros já estão sendo entregues às unidades de saúde

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adquiriu cinco aparelhos, chamados de oxímetros, que medem a quantidade de oxigênio no sangue, além da pressão sanguínea. São um recurso muito importante para identificar problemas respiratórios e vão ajudar no combate ao coronavírus. Todas as unidades de saúde (US) do Município vão receber os equipamentos.

Os oxímetros foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar. “São dispositivos que vão nos ajudar no atendimento nas nossas unidades de saúde. Se o paciente tiver sintoma respiratório e apresentar alteração na saturação de oxigênio, já saberemos como proceder e direcionar para as intervenções necessárias”, explica Marise Vilela, secretária Municipal de Saúde.

Nível de oxigênio no sangue é informação importante na prevenção da Covid-19

O reforço dos equipamentos vai se somar às medidas já adotadas pela Prefeitura no combate à pandemia. Todas as US do Município seguem protocolo específico na recepção e encaminhamento de moradores que apresentem sintomas respiratórios. Além disso, a Prefeitura tem intensificado ações de conscientização e prevenção, como determinação do uso de máscaras e horário específico para funcionamento do comércio não essencial.

Nova remessa chega em breve

Os cinco oxímetros já comprados são do tipo “de mesa” e já estão sendo entregues às US. Além deles, outras 15 unidades do tipo “de dedo” estão em fase de aquisição e devem chegar nos próximos dias. Eles serão adquiridos com recursos enviados pelo Governo Federal com destinação específica para enfrentamento da Covid-19.