Geral - 30/11/-0001 00:11:00

População em situação de rua é tema em reunião da Secretaria Municipal de Assistência Social

Troque a esmola por cidadania

A Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (20) dois encontros no auditório do CRAS e outro na Prefeitura Municipal, para tratar acerca da população em situação de rua no Município. As conversas tiveram o intuito de informar as ações que vem sendo realizadas pela Secretaria, alinhar a forma de orientação dos casos e debater possíveis estratégias que poderão ser acrescentadas em relação a população em situação de rua no Município.

Estavam presentes representantes da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, o Vice-Prefeito, Chefe de Gabinete, profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Oficiais da Polícia Militar, comerciantes e moradores.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Ele acompanha com frequência as pessoas em situação de rua no Município, realiza abordagem social, que é um serviço realizado para identificar os indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos. A abordagem é realizada nas ruas, praças, estradas, entre outros locais, com o objetivo de construir o processo de saída das ruas dessas pessoas e possibilitar as condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistencias.

Como o cidadão pode colaborar?
Venda Nova do Imigrante tem um povo solidário, mas a esmola contribui para a manutenção das pessoas nas ruas, expostas a todos os tipos de violência até a dependência química. Toda a sociedade pode contribuir para o acesso aos direitos e oportunizar o exercício da cidadania.

Troque esmola por cidadania. Quando abordado por pessoas em situação de rua, encaminhe ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para que seja assegurado o atendimento.
Em caso de agressão, ameaça ou perturbação da ordem pública, disque 190.