Geral - 21/10/2021 00:10:00

PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA HUMANIZAÇÃO E QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO

A Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Senac, realizou, nesta terça-feira (19),  o encerramento de duas capacitações voltadas para profissionais da saúde que atuam no Município. Mais de 100 profissionais participaram dos treinamentos de ações educacionais: “Humanização na Assistência aos Serviços de Saúde” e “Qualidade na Recepção em Serviços de Saúde”.

Estavam presentes na solenidade, além dos profissionais de saúde, o prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, a secretária de Saúde Marise Vilela e Bruno Emílio, gestor da Unidade do Senac em Venda Nova.

As capacitações reforçam o compromisso da Administração em manter a excelência nos serviços da saúde ofertados no Município, que recentemente foi destaque alcançando o segundo lugar no ranking estadual do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde nos municípios.

No evento foram entregues cerca de 20 certificados de forma simbólica, entretanto mais de 100 profissionais participaram das capacitações. No conteúdo do curso “Humanização na Assistência aos Serviços de Saúde” foram abordados tópicos como: ética e postura profissional, controle emocional do profissional, empatia e técnicas de atendimento, o papel do profissional da saúde na acolhida as famílias e pacientes, entre outros tópicos relativos ao bem-estar profissional e atendimento ao público.

Já na capacitação “Qualidade na Recepção em Serviços de Saúde” os participantes aprenderam sobre os procedimentos e desafios do atendimento a pessoa com deficiência, mediação de conflitos, hospitalidade e cordialidade, entre outros temas que foram abordados no conteúdo programático.

A agente comunitária de Saúde, Sandra Marcolino de Abreu Viçosi, fez um depoimento durante o encerramento. “Esse curso pra mim foi cura, quando se fala de curso nós só pensamos em aprendizado, mas pra mim ele foi cura. Eu sou outra pessoa depois deste curso. Foi muito bom. Obrigada a todos”

“Foi muito bom, aprendi muita coisa que às vezes você chega em uma casa e o paciente te recebe de certa forma. O problema não sou eu, o problema as vezes é ele. As nossas “Marias”, o que essa pessoa passou, como foi a vida dela. Porque as vezes ela tem aquele jeito de ser, a educação que ela teve, foi o que ela trouxe lá de trás, faz ela desse jeito. Eu aprendi muito nesse curso, agradecer quem teve essa ideia de trazer pra gente porque, eu pensei que pena que acabou, só uma semana de curso? Foi tão bom, que a semana passou a gente não viu. Foi muito bom, um aprendizado muito grande, que eu vou levar muita coisa para minha vida e para meu trabalho.” Afirmou a agente comunitária de Saúde Gilvanete Carmo da Silva Moreira.

Para o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti “essa excelente parceria com o Senac de Venda Nova do Imigrante já rende bons frutos. Essa capacitação só trouxe benefícios para os nossos profissionais de saúde, que trabalharam sem parar durante a pandemia, e para a população vendanovense, que merece o melhor atendimento e serviço sempre! Mais humanização na prestação de serviço, mais hospitalidade, mais qualidade!” O Prefeito ainda destacou “nós estamos com um projeto de expandir essas capacitações para todas as Secretarias da Prefeitura de Venda Nova, visando sempre o bem-estar profissional e melhoria no atendimento”.

Marise Vilela, secretária de Saúde do Munícipio destaca que “essas capacitações fazem parte da educação continuada que a Secretaria de Saúde propõe para os nossos profissionais. Logo, não serão as únicas, mas as primeiras de muitas!”

O atendimento em saúde não foi prejudicado durante a realização do curso, uma vez que a Secretaria realizou o planejamento para revezamento dos respectivos profissionais.