Geral - 11/09/2021 00:09:00

Novembro Lilás: Violência contra Mulher não tem desculpa, tem lei

Em Venda Nova do Imigrante não há espaço para violência contra mulher. A Prefeitura de Venda Nova, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece apoio, orientação e acompanhamento às mulheres vítimas de violência. Em 2021, durante o período de janeiro a agosto, foram encaminhados 20 casos de violência contra a mulher. Este dado, não só indica a existência da violência, mas também traz um alerta sobre as complexidades que envolvem o tema: muitas vezes a violência acaba invisibilizada, não chegando aos órgãos de denúncia, visto que grande parte das violências contra a mulher são praticadas no âmbito privado.

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, preparou para o mês de novembro uma programação especial para promover reflexão e conscientização sobre a luta contra a violência à mulher. Durante todo o mês acontecerão palestras em escolas, rodas de conversa, mobilização em rádio e muito mais.

Na primeira semana já aconteceram as palestras nas escolas do Munícipio, com a temática “Namoro Legal”. Os encontros buscaram dialogar com os estudantes sobre relacionamentos abusivos, como identificar e buscar ajuda. Cerca de 1.000 estudantes participaram das palestras.
Nas próximas semanas estão previstas mobilizações nas rádios que visam informar e conscientizar a respeito do tema envolvendo a violência contra à mulher e, conversas com profissionais da área de segurança pública e servidores da Prefeitura sobre como realizar um atendimento acolhedor e mais humanizado à mulher vítima de violência.

Ainda está planejado a mobilização com panfletagens trazendo temas de conscientização e canais de denúncia nas comunidades do Caxixe, Vargem Grande, São João de Viçosa, Camargo, Vila Betânia, Centro e Vila da Mata. No dia 25, dia Internacional da Luta contra a Violência à Mulher, acontecerá o I Fórum “Venda Nova não tem espaço para violência contra mulher” que será abordado questões relacionadas à “Desnaturalização da Violência Contra à Mulher.” Destinado tanto aos Profissionais que atuam no atendimento à mulher vítima de violência quanto à toda comunidade Venda Nova do Imigrante/ES.

A lei define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. A lei indica a responsabilidade que cada órgão público tem para ajudar a mulher que está sofrendo a violência.

Com a Lei Maria da Penha, o juiz e a autoridade policial (em situações especificadas previstas em lei) passaram a ter poderes para conceder as Medidas Protetivas de Urgência.

Mulheres em situação de violência ou testemunhas de violência contra mulheres podem realizar denúncia através de um dos canais abaixo:

Canais de Denúncia
180 Canal de Atendimento à Mulher