Geral - 17/12/2021 00:12:00

Conselho Municipal de Saúde se reúne para debater sobre fortalecimento e cuidado da saúde mental

Reunião Ampliada – Etapa Municipal da 5ª Conferencia de Saúde Mental

Na manhã desta quarta-feira (15), aconteceu no Senac, a Reunião Ampliada – Etapa Municipal, da 5ª Conferência de Saúde Mental. A reunião foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Saúde.
A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM) possui abrangência nacional, e ocorre por meio da realização das etapas preparatórias: Municipais, Macrorregionais, Estaduais/Distrital e Nacional, bem como Conferências Livres que fortalecem os programas e ações de saúde mental.

Em Venda Nova, a Reunião Ampliada conferiu mais integração e abrangência ao debate, uma vez que trouxe para o evento mais entidades e pessoas envolvidas com o tema. Estavam presentes no encontro o vice-prefeito de Venda Nova do Imigrante, Tarcísio Bottacin, a secretária municipal de Saúde, Marise Vilela, representantes do Hospital Padre Máximo e diversos profissionais ligados a assistência social, psicologia, educação e ramos intermitentes ao debate de saúde mental.

O encontro contou com a apresentação “Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social e Garantia de Serviços de Saúde” ministrada por Betssidia Moulin Malheiros, assistente social, que compõe a Área Técnica Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e Willian Fontes, Psicólogo e psicoterapeuta comportamental. Após a apresentação, aconteceu a plenária com perguntas, questionamentos e inquietações sobre a realidade do serviço em saúde mental. Dando seguimento a reunião, o público foi dividido em dois grupos para elaboração de um relatório de propostas que irão para etapa regional.

A secretária municipal de Saúde, Marise Vilela, agradeceu o comprometimento dos presentes para discutir uma pauta tão importante. “Com o advento da pandemia do Covid-19 e consigo o isolamento social, a saúde mental se tornou um assunto mais delicado e mais importante para se discutir. A presença desses atores na reunião é um comprometimento com a população e com o próximo digno de se ver! Obrigada a todos os presentes”

Próximos passos

Após a conclusão da Etapa Municipal da 5ª Conferência de Saúde Mental, onde foram analisadas as prioridades para elaboração das propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental, o documento segue para aprovação prévia dos órgãos Municipais competentes, e deverá ser apresentado na conferência Regional e em sequência, na conferência Estadual, finalizando o ciclo no Evento Nacional que deverá acontecer em maio de 2022.

Conferência Nacional

O tema principal da Conferência Nacional será: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro sub tópicos, sendo: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.