Geral - 23/02/2022 00:02:00

Venda Nova do Imigrante alcança primeiro lugar no programa federal Previne Brasil com excelência em saúde pública no Estado

Venda Nova do Imigrante alcançou a primeira posição no ranking estadual do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde nos municípios. É a primeira vez que um município do Estado alcançou nota 10 desde o início da avaliação por desempenho.

Em outubro de 2020, o Município encontrava-se na segunda posição do ranking. Agora em fevereiro, Venda Nova do Imigrante e Laranja da Terra alcançaram a melhor classificação possível.  Esta classificação é realizada de acordo com o monitoramento de ações estratégicas dos serviços de saúde realizados no município.  São eles: Pré-natal (Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Saúde da Mulher (Cobertura de exame citopatológico (preventivo)), Saúde da Criança (Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente) e Doenças Crônicas (Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada).

Marise Bernada Vilela, Secretária de Saúde de Venda Nova do Imigrante, celebra a classificação e parabeniza toda a equipe envolvida. “Nossos profissionais estão de parabéns! Atuam com garra e profissionalismo e mesmo em tempos tão desafiadores como o que estamos passando com a covid-19, fazem nosso Município alcançar topo do ranking de desempenho na saúde pública. Obrigada a todos e todas!”

O Previne Brasil, programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), tem como um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios o pagamento por desempenho. O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Além disso, é também uma alternativa para garantir mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.