Geral - 02/03/2022 00:03:00

TUDO TEM SEU TEMPO: PREFEITURA DE VENDA NOVA REALIZA PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM ESCOLA

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da secretaria municipal de Assistência Social, tem realizado durante este mês de fevereiro, a campanha de prevenção à gravidez na adolescência: “Tudo tem seu tempo”. Na última terça (22), a equipe da secretaria realizou a palestra na Escola EMEF Caxixe com estudantes do nono ano da rede municipal de educação.

A campanha, que tem como objetivo a prevenção e compreensão sobre o tema delicado da gravidez na adolescência, conta com ações de mobilização nas redes sociais e palestras com o público-alvo nas escolas do Munícipio. A primeira de uma série de palestras, foi ministrada pela psicóloga Cláudia Cypreste, com as assistentes sociais Claudiana Ferrandi e Rosiene Andrade, e a coordenadora do Creas, Franciela Vazzoler. No encontro elas debateram junto aos estudantes sobre os riscos que representam uma gravidez nessa fase da vida, sobretudo quando a mesma não é planejada.

Com o saldo positivo das ações, a campanha também foi estendida para o mês de março e devem continuar nas próximas semanas, com encontros na Escola Fundação Deolindo Perim, no dia 03 e 04 de março e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Atílio Pizol, nos dias 09 e 16 de março. O objetivo da secretaria é que todas as escolas com nono ano do Município recebam a palestra, para isso os profissionais já estão se articulando com os diretores.

A Secretária de Assistência Social, Letícia Perim, comentou sobre a importância da campanha no Município: “A Assistência Social está trabalhando com a campanha no sentido da prevenção, indo nas escolas com a pergunta: ‘O que muda na sua vida, sendo mãe ou pai? O que muda na sua vida após uma gravidez?’ a partir daí fazemos um debate com os alunos.” A metodologia participativa, segundo Letícia, ainda aborda as responsabilidades adquiridas pelos jovens. “Tudo tem seu tempo! O diálogo é o melhor caminho para se entender isso!”, afirma.