Geral - 16/03/2022 00:03:00

PROFISSIONAIS DE BREJETUBA VISITAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Agricultura, recebeu nesta semana a visita dos servidores da Prefeitura Municipal de Brejetuba - a médica veterinária, Mariana Arantes Cardoso e o zootecnista José Evaldo Oliveira Dias, para compartilhamento de experiências entre os municípios. A visita foi norteada para que os profissionais conhecessem a organização documental do S.I.M de Venda Nova do Imigrante com o objetivo de atingir equivalência ao SUSAF junto ao Idaf.

Os visitantes foram recepcionados pelo secretário municipal de Agricultura Leonardo Cesconetto Dias, a médica veterinária do SIM Jamili Maria Suhet Mussi e pela engenheira agrônoma Andressa Oliveira Januário.

O encontro se estendeu para visita nos estabelecimentos, que demonstraram sua estrutura e procedimentos de inspeção adotados. Um dos estabelecimentos visitados foi a família Brioschi, que são participantes da Feira Livre da Agricultura Familiar de Venda Nova do Imigrante. A fábrica de produtos lácteos da família, com produção de diversos tipos de queijos, puína, iogurtes e de doce de leite, possui além do S.I.M, a equivalência do SUSAF, que permite que seus produtos possam ser comercializados em todo estado do Espírito Santo. Já a fábrica de produtos cárneos possui além do registro no SIM o Selo Arte, um selo nacional, que identifica produtos de origem animal produzidos de forma artesanal, possibilitando o comércio em todo país, para os produtos Socol, lombo defumado e linguiça de carne suína fresca e defumada.

O que é o O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.)?
O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, tem por finalidade a inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Venda Nova do Imigrante.

Susaf/ES - Reconhecimento da equivalência dos serviços de inspeção dos municípios
O Susaf, por sua vez, é um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.