Geral - 01/08/2022 00:08:00

Venda Nova do Imigrante é destaque em evento nacional sobre saúde pública

A saúde pública de Venda Nova do Imigrante foi destaque no XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado de 12 a 15 de julho em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Dentre 343 experiências nacionais inscritas, o Município foi premiado com a realização de um documentário.

O trabalho apresentado “Estratégias de Monitoramento dos Indicadores do Programa Previne Brasil em Venda Nova do Imigrante” com autoria de Solange aparecida Mauro Fioresi e coautoria de Joemilly Grecco Cezati, Cássia de Souza, Maria Rosaria Dias Andreão, Elizeth Carlos Vieira Toledo e Marise Bernarda Vilela, foi classificado como a melhor experiência do estado do Espírito Santo, e ganhou a realização de um documentário da série webdoc “Brasil aqui tem SUS”, que deve ser filmado nos próximos meses.

A apresentação incluiu os relatos sobre a gestão e organização da atenção básica em Venda Nova do Imigrante, com detalhamento das experiências na gestão administrativa e financeira com foco na realidade das unidades básicas de saúde e seus territórios.

Contexto
O monitoramento dos indicadores na Saúde fez com que Venda Nova do Imigrante alcançasse em fevereiro de 2022 a primeira posição no ranking estadual do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde nos municípios. Foi a primeira vez que um município do Estado alcançou nota 10 desde o início da avaliação por desempenho.

A classificação é realizada de acordo com o monitoramento de ações estratégicas dos serviços de saúde realizados no município.  São eles:
Pré-natal (Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Saúde da Mulher (Cobertura de exame citopatológico (preventivo)), Saúde da Criança (Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente) e Doenças Crônicas (Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada).

Parabéns equipe!