Geral - 17/08/2022 00:08:00

AGOSTO DOURADO: Prefeitura de Venda Nova realiza ações para promover a importância da amamentação para os bebês

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Faveni VNI, celebra o “Agosto Dourado”, campanha que tem como objetivo incentivar o aleitamento materno como estratégia de segurança alimentar e nutricional na fase infantil. Durante toda a campanha haverá palestras de orientação em todas as Unidades Básicas de Saúde, rodas de conversas além de momentos de beleza para mamães e gestantes.

Na última terça-feira (09), o Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi” sediou a palestra “Orientação a respeito da Gestação e da Amamentação”, ministrada pela enfermeira e consultora em amamentação Cricíla Neves. Estavam presentes gestantes e servidores da Prefeitura. O encontro ainda contou com sorteio de brindes, momento de beleza para as mamães e gestantes com a consultora Lenir Altoé, além de coffe-break.

Dentro das ações do Agosto Dourado, houve a capacitação na Faveni dos agentes de saúde atuantes no Município, com intuito de melhoria constante na orientação durante as visitas às puérperas e gestantes de Venda Nova.

A secretária municipal de saúde, Camila Mauro Zandonadi destaca que “a palestra faz parte de uma série de ações que já estão acontecendo neste mês. Temos como meta mostrar a amamentação de forma correta, abordar as dificuldades e complicações desse processo, além de reafirmar a importância do leite materno para o bebê.” A secretária ainda reforça o compromisso da prefeitura com os munícipes em realização de campanhas. “A Prefeitura tem um papel importante na realização de campanhas como essa. Estamos neste mês de agosto focados em evidenciar a importância do aleitamento materno e o além disso: o apoio que deve ser ofertado às mães”, afirma.

Agosto Dourado
O mês “Agosto Dourado”, é uma alusão ao leite materno, considerado "alimento nível ouro" para os recém-nascidos. Foi instituído pela lei federal nº 13.435/17, que trata de ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.