Geral - 21/08/2022 00:08:00

Ações marcam a Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e/ou Múltipla em Venda Nova

A Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e/ou Múltipla foi instituída em 1964, com o nome de Semana Nacional da Criança Excepcional e foi pensada para elucidar a condição dessas pessoas, bem contribuir para desconstruir preconceitos e divulgar sobre as necessidades destas pessoas.

Neste ano de 2022, o tema é “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão”. As comemorações visam o desenvolvimento de conteúdos e ações para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional para combater o preconceito e a discriminação. De que adianta haver uma legislação que não seja cumprida?

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Venda Nova do Imigrante tem uma programação para essa semana:

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: (21 a 28 de agosto)
Tema: Superar barreiras para garantir a inclusão

Programação APAE Venda Nova:
20/08  - Abertura da Semana no Programa Conexão.
22/08 - Participação da Apae na Rádio Fmz para divulgação e reflexão;.
23/08- Participação da Apae na sessão da Câmara dos Vereadores;
24/08 - Visita do Projeto Turma (IJBS) à Apae;
25/08 - Participação da Apae na programação da Feapaes - entrega do prêmio  Maria Luiza Dadalto.

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED de Venda Nova do Imigrante, instituído pela Lei 1336/2019, e alterado pela Lei 1430/2021, está atuando desde dezembro de 2019 em busca de garantir os direitos da pessoa com deficiência, residentes no Município. Durante a Semana Nacional o COMPED pretende, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Venda Nova do Imigrante e APAE promover ações de reflexões por meio das redes sociais e panfletagem que serão distribuídos pelos equipamentos da assistência social, APAE e, em parceria com a Secretaria de Saúde, através das agentes de saúde.

Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED
Instagram: @compedvni
E-mail: comped.vendanova@gmail.com

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Venda Nova do Imigrante
E-mail: vendanovadoimigrante@apaes.org.br

A informação, a garantia do atendimento e de direitos são formas de superar barreiras para garantir a inclusão! No desafio de garantir o atendimento de qualidade e o acesso a informação, a Federação das APAES do Estado criou o Núcleo de Acolhimento à Família de Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Autismo (NAF). O NAF é um serviço de teleatendimento familiar gratuito que tem como objetivo acolher e orientar famílias que acabaram de receber um diagnóstico positivo para alguma deficiência intelectual e/ou múltipla.
E-mail: naf@apaees.org.br
Horário de funcionamento: 08h30 às 12h30 (segunda a sexta-feira)