Geral - 01/09/2022 00:09:00

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE

“Superar barreiras para garantir a inclusão.” Este foi o tema da Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e/ou Múltipla, que aconteceu na última semana, de 21 a 28 de agosto em todo Brasil e que teve uma programação efetiva em Venda Nova do Imigrante.
A semana, que já faz parte do calendário nacional, foi instituída pela Lei 13.585/2017 e acontece desde 1963. Neste ano, com o objetivo de conscientizar e mobilizar toda a população a respeito dos desafios, barreiras e obstáculos que estas pessoas enfrentam a cada dia, a campanha focaliza seus esforços no direito e na garantia de inclusão social que elas necessitam, para terem uma vida com mais dignidade e respeito.

A programação da Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e/ou Múltipla contou com compromisso todos os dias, inclusive fazendo uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal, onde representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Venda Nova, pais e alunos falaram sobre a importância da semana como ferramenta de mobilização e os desafios que eles enfrentam para superar o preconceito e discriminação social.

Na abertura da semana, no Programa Conexão, realizado pela Rádio FMZ (confira o vídeo abaixo), os participantes do debate esclareceram aos ouvintes, sobre os objetivos da campanha e a sua real aplicação no dia a dia. O tema “inclusão social”, que ainda é considerado um tabu, principalmente em se tratando de pessoas com algum tipo de necessidade especial, trouxe à tona o questionamento e discussão sobre os diferentes aspectos que aborda essa temática, ainda mais no contexto que busca a plena e total inclusão destes na sociedade.

A necessidade de uma atenção maior por parte dos órgãos, entidades e sociedade, no que se refere ao modo de vida e na maneira como as pessoas com deficiência (PCD) se relacionam em comunidade, fez com que a APAE Venda Nova buscasse parcerias com empresas e empreendedores da região para desenvolvimento de um programa de inserção, onde seus usuários teriam acesso ao mercado de trabalho, o que já seria, uma grande evolução na vida social e em família destas pessoas.

A semana teve ainda, Visita do Projeto Turma (IJBS) à APAE-VNI, participação na programação da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (FEAPAES), participação na entrega do prêmio “Maria Luiza Dadalto”, entrega de uma doação no valor de R$10.000,00 da ASSOCIAÇÃO POLENTA TRAIL CLUB, em visita a APAE, onde foram recepcionados pelos usuários, funcionários e membros da Diretoria da APAE e para um momento de descontração e alegria, foi realizado um piquenique com a presença do cantor, Leandro Souza, no Clube Recreativo Venda Nova (CREVEN) e que foi organizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da APAE.

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED de Venda Nova do Imigrante, instituído pela Lei 1336/2019, e alterado pela Lei 1430/2021, está atuando desde dezembro de 2019 em busca de garantir os direitos da pessoa com deficiência, residentes no Município. Durante toda a Semana Nacional o COMPED, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Venda Nova do Imigrante e APAE promoveu ações de reflexões por meio das redes sociais e panfletagem que foram distribuídos pelos equipamentos da assistência social, APAE e, em parceria com a Secretaria de Saúde, através das agentes de saúde.

Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED

Instagram: @compedvni
E-mail: comped.vendanova@gmail.com

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Venda Nova do Imigrante

E-mail: vendanovadoimigrante@apaes.org.br

A informação, a garantia do atendimento e de direitos são formas de superar barreiras para garantir a inclusão! No desafio de garantir o atendimento de qualidade e o acesso a informação, a Federação das APAES do Estado criou o Núcleo de Acolhimento à Família de Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Autismo (NAF). O NAF é um serviço de teleatendimento familiar gratuito que tem como objetivo acolher e orientar famílias que acabaram de receber um diagnóstico positivo para alguma deficiência intelectual e/ou múltipla.

E-mail: naf@apaees.org.br
Horário de funcionamento: 08h30 às 12h30 (segunda a sexta-feira)