Geral - 24/10/2022 00:10:00

AÇÕES PREVENTIVAS E EXAMES MARCAM O OUTUBRO ROSA EM VENDA NOVA

Coleta para preventivo, realização de teste rápido, palestras e orientações sobre o câncer de mama e de colo do útero para centenas de mulheres de Venda Nova do Imigrante. Estes entre outros serviços, foram disponibilizados para as munícipes durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

As ações, que visavam alertar e informar o sexo feminino para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, foram desenvolvidas pela Prefeitura de Venda Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, e contaram com a parceria de diversas empresas da região.

A secretária municipal de saúde, Camila Mauro Zandonadi destaca o comprometimento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde na realização das ações. “Essa campanha bonita só foi possível devido ao comprometimento da nossa equipe. Os dias “D” de ações, que ocorreram em todas as Unidades de Saúde foram um sucesso! As nossas Unidades de Saúde todas ornamentadas durante todo o mês.
Nossos servidores sempre vão além! Muito obrigada!” Camila também destaca a atenção dos patrocinadores. “É gratificante ver o empenho na participação das empresas nesta campanha tão importante. Deixo aqui meu sincero agradecimento para todos os patrocinadores e colaboradores que vestiram essa causa!”

As ações de prevenção do câncer de mama continuam sendo ofertadas em todas as Unidades de Saúde do Município durante o ano todo e que é imprescindível a prevenção e a detecção precoce da doença para maiores chances de cura.

Campanha do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. Durante o mês, as Unidades de Saúde de Venda Nova do Imigrante são enfeitadas em tons de rosa para chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama, mostrar a importância do diagnóstico precoce além de encorajar as mulheres a realizarem os exames.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres em todo país. Também é o que causa mais mortes entre elas. Para 2022, o INCA estima a ocorrência de 66 mil novos casos.

A Prefeitura de Venda Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece consulta com médico e enfermeiro da estratégia da saúde da família além de contar com ginecologista na rede em casos necessários. Oferece mamografia, preventivo, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite virais com agendamento de consultas na própria unidade onde o munícipe é atendido.