Geral - 15/12/2022 00:12:00

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante adquire mais 11 parques infantis para praças do Município

Mais lazer com infraestrutura e segurança para a criançada. A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizou a compra de mais 11 parques infantis para praças do Município. Da nova aquisição, quatro parques já chegaram e estão sendo instalados nas praças: Dom Bosco, na praça próximo ao campo de Bocha Dom Bosco, na Praça Tancredo Neves, em Vila São Miguel e na praça Francisco Lorenção, próximo a EEEF “Domingos Perim”. Os sete brinquedos restantes serão instalados em comunidades do interior do Município.

O projeto de inserção de brinquedos infantis em praças vem sendo trabalhado desde 2019. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, é que todas as praças do Município recebam o brinquedo até o final de 2023.

Os parques infantis são aprovados pelo INMETRO, e estão em conformidade com a ABNT 16071/2012, que estabelece diversos requisitos de segurança para playgrounds e áreas para lazer infantil. Ela inclui a instalação, manutenção, inspeção e utilização de todos os equipamentos, projetos, brinquedos e pisos presentes nos parquinhos. Os espaços, destinados ao público com até 11 anos, já estão disponíveis e contam com torres, passarelas, escorregador, teia de aranha feita de cordas, tobogã, rampa de escalada, escorregador e descida de bombeiro.

Os espaços destinados às crianças devem sempre ser estimulantes para todos os seus sentidos e para sua imaginação, apresentando diversas oportunidades de ações para contribuir com o desenvolvimento de suas habilidades e estimular sua criatividade. Os novos equipamentos implantados nas praças irão contribuir para a união em família e o lazer das crianças, aliando saúde, bem estar e qualidade de vida, além do incentivo ao desenvolvimento da criança em características como a coletividade, o respeito ao espaço, a outras pessoas e a comunicação.