Geral - 21/12/2022 00:12:00

Prefeitura de Venda Nova realiza treinamento de servidores sobre combate à dengue

Com a chegada do verão muitas famílias de Venda Nova do Imigrante viajam para praia e deixam suas plantinhas com água acumulada em casa. Com o propósito de criar um trabalho conjunto em prol do combate à dengue, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (20) treinamento com os agentes comunitários de saúde em conjunto com os agentes de endemias.

Neste final de ano os agentes irão visitar as residências na busca de focos de acúmulos de água. A população deve colaborar e participar da busca ativa para que o trabalho seja efetivo.

O treinamento é importante pois permite que o trabalho de fiscalização dos agentes seja realizado com mais qualidade, melhorando ainda mais a saúde da população, entretanto o munícipe também pode fazer sua parte com medidas preventivas para evitar focos de acúmulos de água, já que esses lugares são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue. Confira abaixo medidas de prevenção e combate:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
11 - Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.