Geral - 21/12/2022 00:12:00

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde participam de treinamento de ressuscitação cardiopulmonar

Com o objetivo de capacitar os servidores da US de São João de Viçosa para prestarem assistência de qualidade no suporte básico de vida para os munícipes, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou o treinamento "Urgência e Emergência na Atenção Primária à Saúde (APS)".

Ao todo, mais de 20 servidores da US de São João participaram do treinamento que abordou conceitos e procedimentos nos casos de atendimento com necessidade de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro, Tadeu Sossai, que dentre outros procedimentos, enfatizou a importância dos profissionais de saúde estarem preparados diante de um paciente em parada cardiorrespiratória, para poderem iniciar e proceder às manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) com eficiência.

A gerente de atenção primária, da Unidade de Saúde de São João de Viçosa, Miriam Falqueto Duarte, também comentou sobre o curso e a necessidade do conhecimento para os profissionais envolvidos no atendimento primário da saúde: “Precisamos estar capacitados e preparados, pois diante de um paciente em parada cardiorrespiratória, saber agir de forma imediata e aplicar as manobras de RCP corretamente, vão aumentar a chance desse indivíduo sobreviver" comentou.

A secretária municipal de Saúde, Camila Mauro Zandonadi, afirma que “a ação faz parte das diversas capacitações dos nossos servidores da pasta. Buscamos melhorar constantemente a prestação de serviços para os munícipes, com atenção especial para os usuários dos serviços de saúde!”, afirma.

As atuais capacitações reforçam o compromisso da Administração em manter a excelência nos serviços da saúde ofertados no Município, que recentemente foi destaque alcançando o terceiro lugar no ranking estadual do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde nos municípios. A expectativa para 2023 é que os investimentos na área continuem, tanto em estruturação física e logística, quanto em capacitação profissional para atendimento.