Geral - 08/04/2014 13:04:05

Serviço de Inspeção Municipal é aprovado pela população

11 estabelecimentos já foram cadastrados.

O Serviço de Inspeção do município de Venda Nova do Imigrante, em seis meses de funcionamento, já cadastrou 11 estabelecimentos está em fase de registro de mais outros dois. Isso demonstra que o serviço teve uma grande aceitação por parte da população e dos pequenos produtores.

O objetivo do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) é facilitar e formalizar a produção dos produtos de origem animal de forma saudável e sem riscos a saúde pública, controlando a higiene e possíveis doenças que possam ser transmitidas ao homem. Além de fiscalizar a produção, o serviço desempenha o papel de orientação e assessoramento técnico aos produtores para que esses se adeque as legislações sanitárias e as exigências de mercado consumidor, melhorando assim a qualidade de seus produtos e conseguindo se inserir no comércio de forma legal.

Segundo a proprietária de um estabelecimento produtor de derivados cárneos, Suzana Camata, a regularização será uma forma de ampliar o mercado e melhorar o atendimento ao cliente: “Após algumas mudanças ocorridas no funcionamento interno da empresa sentimos a necessidade de nos adequarmos a legislação municipal para melhor atender nossos clientes e ampliar o leque de venda no município.”.

Outra proprietária de um estabelecimento produtor de derivados cárneos, Sônia Barboza Alves, aponta que a regularização irá confirmar a qualidade dos produtos comercializados e agregar valor: "Sempre nos preocupamos em oferecer produtos de qualidade, e agora estamos solicitando a certificação através do selo de inspeção municipal, o que comprova legalmente a confiabilidade de nossos produtos. O S.I.M. para produtos de origem animal vem agregar valor ao produto, e é uma oportunidade para expansão do mercado. Esperamos uma efetiva adequação dos estabelecimentos que manipulem produtos de origem animal para que os consumidores tenham um produto de qualidade e não haja concorrência desleal.”.

O S.I.M. está funcionando junto a Secretaria de Agricultura, localizada no Centro Agroambiental, de Segunda-feira e terça-feira de 8:00h às 11:00h e 13:00h às 16:00h e de Quarta- feira à Sexta-feira de 7:00h às 13:00h. Telefone para contato: (28) 3546-3662.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI