Geral - 10/11/2023 00:11:00

Prefeitura de Venda Nova investe em mobilidade urbana e pavimentação de ruas e estradas

Venda Nova do Imigrante está passando por um grande avanço na infraestrutura e qualidade de vida dos moradores, graças aos esforços da Prefeitura em diversas áreas. Destacamos três programas recentes que têm impactado positivamente o município.

Mobilidade Urbana: expansão das ciclovias e calçadas-cidadãs

Venda Nova do Imigrante se destaca como um dos municípios de Pequeno Porte II (de 20.001 a 50 mil habitantes) com a maior extensão de ciclovias no Espírito Santo. Com um total planejado de 7 km de ciclovia, a cidade já conta com 2,2 km de pista destinada exclusivamente à circulação de bicicletas na sede do município, e no próximo ano, a parte central e o interior estarão conectados por ciclovias, ligando o distrito de São João de Viçosa a Bananeiras.

Além disso, a Prefeitura irá investir no próximo ano mais de R$ 1,3 milhão em mobilidade urbana, totalizando mais de 15 km de calçadas cidadãs construídas (da Tapera a São João, Além de Vargem Grande e Alto Caxixe) e elevatórias de pedestres e ciclistas, promovendo a segurança no trânsito. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana selecionou locais estratégicos com fluxo intenso de moradores, a exemplo da saída do Ifes, o túnel da Vila Betânea e na altura do pátio do Esmig para construir sete elevatórias neste ano.

O secretário Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Alemão Bleidorn, destaca que as elevatórias seguem critérios técnicos e vem inibindo acidentes de trânsito nos últimos dois anos. Há previsão para instalação de novas elevatórias em São João de Viçosa.

"Rua Nova, Vida Nova": transformando bairros

O programa "Rua Nova, Vida Nova" está realizando uma verdadeira revolução nas ruas e bairros de Venda Nova do Imigrante. Com investimentos de mais de R$ 5 milhões, a Prefeitura está pavimentando ruas em áreas de interesse social, já consolidadas com moradias, ruas e iluminação pública. melhorando a qualidade de vida dos moradores e reduzindo os custos de manutenção das vias.

Ruas nas localidades de Camargo, Vargem Grande, Viçosinha, Cotia e Alto Caxixe já foram pavimentadas com Pavers Intertravados, e até 2024, outras localidades, como Tapera, Sossai, Califórnia e São João de Viçosa, serão contempladas, com um investimento total de R$ 12 milhões, impactando aproximadamente 10 mil moradores.

Programa Caminhos do Imigrante: Revsol nas estradas rurais

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante está trabalhando em parceria com o governo do Estado e a ArcelorMittal para aplicar Revsol, um material feito a partir de escória de aciaria, nas estradas rurais do município. Com cerca de 15 km já pavimentados em 2023 e previsão de mais 20 km até o final de 2024, o Revsol oferece durabilidade econômica, sendo uma alternativa sustentável em comparação com pavimentos tradicionais.

A iniciativa melhora o acesso a áreas rurais, impulsionando a produção agrícola, agroturismo e transporte escolar. Em 2023, as localidades contempladas foram: Sapucaia, Bela Aurora, Alto Caxixe, Alto Vargem Grande e Saúde.

De acordo com Alemão Bleidorn, já foram utilizadas aproximadamente 70 mil toneladas de Revsol. O material fica no Alto Caxixe e no pátio da Prefeitura. Foram feitas, em média, mais de 5.000 viagens de caçamba com capacidade de 10 m³ até as localidades que receberam o revestimento primário.

“Esses programas representam um compromisso contínuo da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante em proporcionar uma cidade mais acessível, segura e sustentável para seus cidadãos. A expansão das ciclovias, pavimentação de ruas e estradas, e a aplicação do Revsol são passos significativos na direção de um município mais moderno e próspero”, destaca o prefeito, Paulinho Mineti.

Fonte: *Fotos: Arquivo AssCom PMVNI