Geral - 29/05/2024 00:05:00

Lançamento da 4ª RuralturES marca a criação do primeiro Distrito Turístico do Espírito Santo

Nesta terça-feira (28), no auditório do Senac Venda Nova do Imigrante, ocorreu o lançamento oficial da 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024), com a presença de autoridades e empreendedores das Montanhas Capixabas. A edição de 2024 da Feira será realizada na Fazenda Pindobas, no recém-criado distrito turístico de Pindobas, de 05 a 08 de setembro.

A 4ª RuralturES é uma iniciativa do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, com apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures). Em 2023, a RuralturES teve mais de 30 horas de programação e movimentou mais de R$ 2,3 milhões apenas no local do evento, sem contar a renda gerada pela ocupação hoteleira e pela cadeia produtiva do turismo no município e arredores. Durante a Feira, os visitantes puderam acessar produtos de 140 empreendedores capixabas, desde artesanatos até cafés especiais, além de prestigiar apresentações culturais de música e danças folclóricas.

"Estamos prevendo um público de 20 mil visitantes durante os quatro dias de evento. A Feira acontece pela primeira vez em Pindobas, na região rural, e o grande carro-chefe serão a apresentação e o desenvolvimento das experiências turísticas no distrito", destacou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Para 2024, a RuralturES não só mudará de local, mas também reforçará o projeto Distrito Turístico de Pindobas, reafirmando o protagonismo de Venda Nova do Imigrante no agroturismo capixaba. Andreia Rosa, diretora executiva do MCC&VB, destacou a nova planta da feira, que ocupará um complexo de 2.335m² na Fazenda Pindobas, equivalente ao espaço do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o "Polentão", onde ocorreram as edições anteriores. O evento também vai abrigar o "Galpão Criativo", que incluirá experiências com café, túneis sensoriais, expositores de outros estados, divulgação de 23 novas rotas turísticas mapeadas nas Montanhas Capixabas e press trip com jornalistas e influenciadores. Outras novidades serão anunciadas em breve.

Durante o lançamento, foi oficializada a criação do primeiro distrito turístico do Espírito Santo, o Distrito Turístico de Pindobas, localizado na Rodovia Pedro Cola. Rigo explicou que a iniciativa visa resgatar a história da imigração italiana na região e transformar Pindobas em um polo turístico inovador. O projeto contempla espaços de experiência sobre a saga dos imigrantes italianos, galpões para empreendimentos criativos, áreas de eventos e gastronômicas, além de ser a nova sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência. Com essa nova estrutura, espera-se fortalecer a governança, desenvolver políticas públicas, fomentar negócios e estimular investimentos no turismo capixaba.

Além disso, o projeto do Distrito Turístico de Pindobas busca criar uma conexão emocional com os visitantes, oferecendo uma imersão na cultura local e nas histórias das famílias que construíram a região. Com a primeira igreja da região e o casarão da família Scabello, com 270 anos de história, Pindobas promete ser um ponto de encontro entre o passado e o presente, integrando inovação e tradição. A expectativa é que, com a conclusão das obras e a inauguração do distrito durante a RuralturES 2024, o local se torne um exemplo de desenvolvimento sustentável e um modelo a ser replicado em outras regiões do Espírito Santo e do Brasil.

O prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, expressa sua gratidão e entusiasmo. “Só agradecer às famílias de empreendedores, que muitas vezes desbravaram isso aqui na unha, e isso foi um dos pilares que fizeram de Venda Nova essa cidade conhecida nacionalmente. Obrigado pela confiança, a parceria forte com o Sebrae e com o governador Renato Casagrande, e por terem confiado a Venda Nova o privilégio de sediar o primeiro Distrito Turístico do Espírito Santo. Com certeza faremos de tudo para Venda o município Nova continuar sendo referência”.

Fonte: *Fotos: Leandro Fidelis/AssCom PMVNI