Geral - 28/06/2024 00:06:00

Venda Nova abre cadastramento para vagas remanescentes em creches municipais para 2024

A Secretaria Municipal de Educação de Venda Nova do Imigrante anunciou o Edital de Cadastramento nº 004/2024, destinado ao preenchimento das vagas remanescentes nas creches municipais para o ano letivo de 2024. O processo visa atender crianças da Educação Infantil, com idades entre seis meses e dois anos e 11 meses. A iniciativa é parte dos esforços da Secretaria para organizar e otimizar o atendimento às crianças dessa faixa etária na rede municipal de ensino.

Os interessados devem se dirigir à creche de sua escolha entre os dias 15 e 17 de julho de 2024 para realizar o cadastro. As vagas são destinadas exclusivamente a crianças residentes no município, conforme estabelece o edital. O quantitativo de vagas disponíveis por escola está detalhado no Anexo I do documento, assegurando transparência no processo.

O cadastramento será submetido a um processo classificatório realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, quando necessário. A classificação obedecerá a critérios específicos, detalhados no artigo 14 do edital. A abertura de novas turmas dependerá da disponibilidade de salas e do número mínimo de crianças cadastradas, sendo dez para o infantil I e doze para o infantil II.

Os resultados do processo classificatório serão divulgados a partir de 25 de julho de 2024, nos canais oficiais da Prefeitura Municipal e nos murais das respectivas creches. Os pais ou responsáveis que desejarem vagas de tempo parcial em turmas de tempo integral deverão fazer a opção no ato do cadastro, indicando o turno preferido. Há possibilidade de solicitar mudança para tempo integral ao longo do ano letivo, caso surjam vagas.

Especificamente na Escola Municipal de Educação Infantil Flor de Ipê, serão ofertadas somente turmas de tempo parcial em 2024, com atendimento de professores regentes e profissionais de suporte em cada turma. O horário de atendimento das turmas será dividido entre os turnos matutino, das 7h às 12h, e vespertino, das 12h30 às 17h30.

Os cadastros serão realizados em fichas próprias, disponíveis nas secretarias das creches escolhidas. O prazo para preenchimento vai das 7h30 às 12h30, entre 15 e 17 de julho. Caso os pais ou responsáveis não possam comparecer pessoalmente, poderão nomear um procurador mediante procuração específica. O edital ressalta que cada família pode se cadastrar em apenas uma creche, sendo anulados os cadastros múltiplos.

A Secretaria Municipal de Educação alerta que os documentos necessários para o cadastro incluem cópias dos documentos pessoais dos pais ou responsáveis, comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento da criança, cartão de vacina atualizado e declaração de vacinação emitida pelas Unidades Básicas de Saúde. A classificação considerará critérios como vulnerabilidade social, participação em programas de assistência e renda familiar. O edital entra em vigor na data de sua publicação, garantindo um processo transparente e organizado para o ano letivo de 2024.

CONFIRA EDITAL