Geral - 15/12/2014 13:12:09

Venda Nova é o primeiro município do Estado a aderir ao selo Susaf

Selo permite que as agroindústrias municipais comercializem seus produtos em todo Espírito Santo.

Venda Nova do Imigrante é o primeiro município do Estado a aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf). Essa iniciativa representa uma agregação de valor aos produtos das agroindústrias familiares do município, pois com o selo do Susaf a produção poderá ser vendida em todo o Estado, desde que cumpram as exigências da fiscalização sanitária estadual. Anteriormente as agroindústrias estavam limitadas ao perímetro do município, por só possuírem o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Para obter o selo do Susaf os produtores precisam fazer a solicitação ou aguardarem a indicação da Secretaria Municipal de Agricultura que é a responsável por indicar aqueles que estão aptos para obterem a qualificação. Segundo matéria publicada no jornal A Gazeta, edição de hoje (15/12) “a adesão das agroindústrias ao Susaf tem reflexo positivo para as próprias agroindústrias e também para os municípios. Para o empreendimento, a principal vantagem é a oportunidade de vender para todo o Estado e ter a possibilidade ampliar e diversificar a produção, agregando mais valor ao produto. Os municípios, por sua vez, ganham visibilidade por meio dos produtos vendidos pelas suas agroindústrias. O selo do Susaf garante a qualidade dos produtos e aumenta o potencial do agroturismo”.

Em Venda Nova do Imigrante a primeira agroindústria a obter o selo do Susaf foi a Queijaria Inês, que está no mercado há 19 anos, e há dois anos obteve o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI