Geral - 08/04/2015 12:04:57

Serviço de Inspeção Municipal de Venda Nova do Imigrante destaca regularização de agroindústrias

Entre as vantagens de ter o estabelecimento registrado no serviço de inspeção oficial destaca-se a valorização e melhoria na qualidade dos produtos.

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Serviço de Inspeção do município de Venda Nova do Imigrante tem mostrado grande aceitação por parte da população e pequenos produtores, contando hoje com 14 estabelecimentos em funcionamento e 4 em fase de registro. Dentre os registrados, 7 são classificados como fábrica de produtos lácteos e 7 como fábrica de produtos cárneos, no entanto, os que estão em fase de registro 3 serão enquadrados como fábrica de produtos lácteos, destacando o aumento da procura por registro de derivados do leite, o que demostra o  interesse e visão empreendedora do produtor rural em agregar valor ao produto de sua pequena propriedade.

As agroindústrias que beneficiam produtos de origem animal precisam ter sua produção inspecionada por um Serviço de Inspeção oficial, e a escolha por qual órgão procurar para realizar o registro dependerá, sobretudo, do mercado consumidor que se pretende atingir. Pensando na melhor forma de atender a população, foi criado no município de Venda Nova do Imigrante /ES o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.). O objetivo do S.I.M. é facilitar e formalizar a produção dos produtos de origem animal sem riscos a saúde pública, controlando a higiene e possíveis doenças que possam ser transmitidas ao homem. Além de fiscalizar a produção, o serviço desempenha o papel fundamental de orientação e assessoramento técnico aos produtores para que esses se adeque as legislações sanitárias e as exigências do mercado consumidor, melhorando assim a qualidade de seus produtos e conseguindo se inserir no comércio de forma legal.

Entre as vantagens de ter o estabelecimento registrado no serviço de inspeção oficial destaca-se a valorização e melhoria na qualidade dos produtos, a ampliação do mercado consumidor, a participação em feiras estaduais e nacionais, a participação no Programa Nacional da Merenda Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a satisfação em trabalhar dentro de um mercado formal. Além disso, o registro de estabelecimentos no S.I.M. é gratuito e a Secretaria de Agricultura de Venda Nova do Imigrante auxilia na elaboração da planta baixa das agroindústrias dentro das exigências das normas sanitárias vigentes.

O S.I.M. está funcionando junto a Secretaria de Agricultura, localizada no Centro Agroambiental, de Segunda-feira a Quarta-feira de 8:00h às 11:00h e 13:00h às 16:00h e de Quinta- feira e Sexta-feira de 7:00h às 13:00h. Telefone para contato: (28) 3546-3662.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI