Geral - 26/06/2011 09:06:33

7ª Qualicafés, 9ª Hortifeira E Salão Da Construção

A Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante/ES , através da Secretaria Municipal de Agricultura promoveu entre os dias 08 e 10 de Abril de 2010, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante a 7ª Qualicafés, 9ª Hortifeira e Salão da Construção.
Nesta edição o evento veio com algumas inovações, dando prioridade as duas principais culturas do município, café e o tomate. Também foram abordados temas referentes sobre o uso e ocupação irregular do solo. Produtores rurais da região e profissionais que atuam no ramo agrícola tiveram a oportunidade de participar de capacitações técnicas e de conhecer as novidades aplicadas nas culturas de café, hortaliças, em toda a cadeia produtiva. Sem falar da Mostra de Móveis que foi um sucesso de público, superando as expectativas dos expositores.
Algumas palestras foram coordenadas por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) e abordaram temas relacionados a realidade e aos sistemas de produção da cafeicultura na Região de Montanha no Espírito Santo, a organização da cadeia produtiva, o aproveitamento integral de alimentos e a comercialização.
Os participantes da 7ª qualicafés, 9 ª Hortifeira e Salão da Construção puderam conhecer ainda alguns modelos desenvolvidos em outros Estados, como a Cafeicultura Paranaense, apresentada pelo Dr. Armando Androcioli Filho - Instituto Agronômico da Paraná (IAPAR) e as Normas de Classificação de Tomate apresentada por Anita de Souza Dias Gutierrez – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerias de São Paulo (CEAGESP).Outro tema bastante questionado foi a mesa redonda sobre o uso e ocupação irregular do solo onde foram realizados questionamentos pertinentes e polêmicos sobre este tema.Durante a feira, o Centro de Eventos contou com 60 estantes para visitação, com Mostra de Móveis, exposição de entidades de ensino, máquinas  e insumos agrícolas.
A programação ainda contou com apresentações culturais e sorteio de prêmios. Circularam pelo evento aproximadamente 5 mil pessoas durante os 03 dias do evento.