Notícia
Geral - 15/02/2016 13:02:59

Saúde de Venda Nova radicaliza no combate ao mosquito da dengue

Moradores que tiverem focos do mosquito em suas residências poderão ser multados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Venda Nova do Imigrante está disposta a tomar medidas rigorosas contra os moradores que tiverem focos do mosquito da dengue identificados em suas residências. No caso de reincidência, os identificados poderão até ser multados, com base na lei 843/2009 (Código de Saúde do município) e Portaria 005-R, do governo do Estado,  que estabelece o pagamento de multa, para pessoa física e jurídica, quando em imóveis de sua propriedade ou alugados forem identificadas situações propícias para proliferação do Aedes aegypti ou existência de criadouros do mosquito. 

A necessidade de medidas mais rigorosas justifica-se pelo aumento dos casos de dengue em Venda Nova em 2016. Em todo o ano de 2015 foram identificados 17 casos na cidade, enquanto somente no primeiro mês desse ano já foram confirmados 10 novos casos, ou seja, mais da metade de todos os casos do ano passado em apenas um mês em 2016. Isso sem levar em consideração a possibilidade de casos de zika e a febre chikungunya.

Para os profissionais da saúde de Venda Nova, não adianta a fiscalização visitar os imóveis e tratar os focos, se os moradores não se importam em manter a rotina de combate ao mosquito, evitando criadouros e lixo acumulado. O valor da multa depende do número de focos do mosquito e do tamanho do local. Se o  proprietário persistir na infração, a penalidade poderá dobrar de valor. 

Número de casos em cada bairro de Venda Nova:

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI
Notícias Relacionadas