Geral - 16/01/2017 16:01:16

Prefeitura esclarece dúvidas sobre casos de macacos mortos

A Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traz esclarecimentos e orientações a todos os vendanovenses sobre os casos de mortes de macacos por suspeita de febre amarela. As medidas necessárias já estão sendo tomadas para garantir a segurança e a saúde de todos.

No último sábado (14), quatro macacos foram encontrados mortos na localidade de Alto Bananeiras. Uma vez que essas mortes podem ter relação com a febre amarela, doença que afeta seres humanos, a Secretaria Municipal de Saúde prontamente notificou o Governo do Estado para que tomasse as providências.

Os corpos dos animais estão sendo analisados e serão encaminhados para laboratórios especializados a fim de descobrir se possuíam ou não a doença.

Até o momento, Venda Nova do Imigrante não tem registro de pessoas com suspeita de febre amarela. Porém, por precaução, o município receberá do Governo do Estado doses extras da vacina contra a doença, como já acontece em outros locais que registraram mortes de macacos. Os moradores vendanovenses das áreas onde foram encontrados os animais, no entanto, já estão sendo vacinados com as doses do estoque da Prefeitura.

As vacinas extras fornecidas pelo Governo do Estado devem chegar a Venda Nova ainda nesta segunda-feira (16). Inicialmente, serão oferecidas prioritariamente aos moradores das áreas próximas aos locais onde foram encontrados macacos mortos e aos profissionais de saúde.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os moradores de regiões vizinhas às matas entrem em contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (28) 3546-3930 ou (28) 3546-1258, caso encontrem animais mortos.

A Secretaria também solicita aos profissionais de saúde a máxima atenção aos pacientes que apresentem febre alta, dor no corpo, fezes e urina escuras e hemorragias (cor de borra de café). Os casos devem ser notificados imediatamente.

Por fim, é importante lembrar que a vacina tem validade de 10 anos. Portanto, quem tomou a dose antes desse prazo, continua imunizado.

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante