Geral - 27/01/2017 17:01:26

Reunião de trabalho reúne autoridades para discutir combate à febre amarela

O objetivo foi alinhar estratégias e trocar conhecimentos sobre a doença

Braz afirmou que o comunidades rurais receberão atenção especial - Ascom/PMVNI

A mobilização contra a febre amarela tem envolvido vários munícipios, Estado e o Governo Federal. Aconteceu nesta sexta-feira (27), no Ifes de Venda Nova, uma reunião de trabalho para tratar do problema. Autoridades como o vice-governador César Colnago, o pesquisador da Ufes Reinaldo Dietzie, a deputada estadual Luzia Toleto, o deputado federal Lelo Coimbra, a senadora Rose de Freitas, prefeitos e um coordenador do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, dentre outros, estiveram presentes. O objetivo foi alinhar estratégias e trocar conhecimentos sobre a doença.

Atualmente, de acordo com César Colnago, 37 municípios no Estado têm prioridade na vacinação contra a febre amarela. Em Venda Nova, onde mais da metade da população já foi vacinada, a dedicação à imunização não vai parar.

“Temos que nos mobilizar principalmente na área rural. A partir de segunda, vamos colocar equipes, principalmente, à disposição de quem vive em torno da área rural. Faremos um trabalho sério e, tenho certeza, se não chegarmos a 100%, teremos 90%, 95% de cobertura de vacinação no nosso município. Tenho convicção de que vamos vencer essa doença”, tranquilizou o prefeito Braz Delpupo.

Para César Colnago, é preciso união para vencer a doença - Ascom/PMVNI

Para César Colnago, o trabalho para vencer a febre amarela deve ser conjunto. “Toda a nossa região tem matas e a presença do macaco, que é um alerta. Nós temos vários registros de morte de macacos e precisamos interromper esse ciclo. Para isso, precisamos da participação de todos, tanto na eliminação do vetor (mosquito) quanto na imunização da população que vive nessa área de risco”, comentou o vice-governador.

O representante do Ministério da Saúde presente ao encontro, Márcio Garcia, revelou que a doença começou a se espalhar de surpresa. “Vivemos um surto inesperado. Já acompanhávamos o interior de São Paulo. Em dezembro, começou em Minas Gerais, onde mais se registra casos”, comentou. Garcia também deixou claro que o Estado é visto com atenção pelo Governo Federal: “o Espírito Santo também é prioridade”, admitiu.

Prefeitos de 17 municípios participaram do encontro e tiraram dúvidas e trocaram informações sobre a doença e formas de combate. A senadora Rose de Freitas e a deputada estadual Luzia Toledo e o deputado federal Lelo Coimbra também marcaram presença e falaram sobre a mobilização do Estado e do Governo Federal para conter a febre amarela.

Vacinação em Venda Nova

Moradores da área urbana que ainda não foram imunizados devem procurar seu posto de saúde a partir da segunda-feira (30) para agendar a vacinação. Conforme adiantou o prefeito Braz Delpupo, as comunidades rurais receberão postos volantes para aplicação das doses.