Geral - 21/02/2017 17:02:00

Reunião discute futuro da Feira da Agricultura Familiar

A Secretaria Municipal de Agricultura realizou nessa segunda-feira (20) reunião com os agricultores da Associação da Feira Livre da Agricultura Familiar de Venda Nova. A pauta principal do encontro foi a manutenção do vale-feira e a possibilidade da entrada de novos feirantes. O secretário, Alexandre Filete, e os produtores concordaram que a manutenção do diálogo será fundamental para todas as partes envolvidas.

<b>Título:</b>O secretário, Alexandre Filete, garantiu a manutenção do diálogo com os feirantes - Ascom;/PMVNI

Também participaram da reunião vereadores e representantes do Incaper, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Sindicato Rural. O encontro começou às 18h e aconteceu no auditório do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município.

Um dos principais temas do encontro foi o vale-feira oferecido aos servidores públicos municipais, benefício pago com orçamento da Secretaria de Agricultura. “É um valor alto para custear, quase R$ 800 mil em 2016. Acreditamos que, para resolver, a solução não é acabar com o vale, e sim permitir a entrada de outros produtores. Há mais de 30 aguardando na fila”, revelou o titular da pasta. “Com isso, poderíamos ajudar mais pessoas que vivem do campo”, continuou.

Alexandre Filete fez questão de deixar claro que a entrada de novos feirantes será gradual e que sempre haverá canal de diálogo com os membros da associação na hora de tomar as decisões. “O vale, até então, está mantido. No futuro, será preciso avaliar. Se chegar ao ponto de a Secretaria não poder mais custear, vamos conversar com vocês”, explicou.

Para o presidente da associação, Adelson Klipel, a inclusão de feirantes deve ser bem pensada. “Se abrir para 10 ou 15 pessoas de uma vez, a situação vai ficar complicada”, argumentou. Porém, o secretário esclareceu que a entrada de mais agricultores é necessária e será feita em etapas. “Se não abrir para mais produtores, impediremos acesso de mais pessoas e teremos problema com o vale-feira. Vamos fazer juntos, conversar”, disse Filete.

Marlene Sossai também acredita no diálogo - Ascom/PMVNI
<b>Título:</b>Marlene Sossai também acredita no diálogo - Ascom/PMVNI

Localização da feira também foi debatida

A reunião também serviu para debater o local de realização da feira. O secretário apresentou sugestão apontada pela Prefeitura de utilizar o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), que é mais adequado por contar com espaço e estrutura mais apropriados. Os feirantes demonstraram concordar com a ideia.

A mudança, para alguns, é natural. “O objetivo da Feira é manter o homem do campo no campo. A gente se adapta às mudanças”, comentou Marlene Sossai, feirante e ex-presidente da associação. “Estamos abertos ao diálogo e para ajudar”, concluiu.