Geral - 16/03/2017 14:03:48

Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate a mosquitos

A Prefeitura de Venda Nova, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana o combate ao mosquito da dengue e outros, como o culex, utilizando um carro fumacê. A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. A aplicação do inseticida dispersado pelo veículo vai ocorrer em locais estratégicos.

De acordo José Francisco Vicente, Supervisor de Endemias do Município, o objetivo é combater vários mosquitos, como o Aedes Aegypti, o Culex, o borrachudo e o asa-de-palha. “Os moradores estavam reclamando muito e conseguimos o carro fumacê com o Governo do Estado para fazer as aplicações”, explica José Francisco.

Até o momento, já foram atendidos os bairros Tapera, Sítio Sossai, Loteamento Mineti e São Pedro. Os próximos a receber o serviço são o Bairro São Rafael e a Vila Betânea. Conforme explica José Francisco Vicente, os moradores devem se lembrar de trocar a água dos animais de estimação após a passagem do veículo.

<b>Título:</b>Veículo é fornecido pelo Estado e será usado em pontos estratégicos - Ascom/PMVNI

Controle da dengue é responsabilidade de todos

Apesar de o carro fumacê combater o Aedes Aegypti, que transmite várias doenças, ele só é eficaz contra o mosquito adulto. Por isso, o trabalho de cada morador deve ser constante para evitar criadouros do inseto. É preciso cuidar do quintal e fazer a limpeza em torno de casa uma vez por semana para evitar a reprodução do mosquito.

Em 2016, Venda Nova teve 327 notificações de dengue. Dessas, 154 deram positivo para a doença e a maioria desses casos confirmados corresponde a pessoas contaminadas dentro do Município. Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde registrou nove notificações, que estão em investigação.

Não se esqueça: combater o mosquito da dengue é dever de todos e cada um deve fazer sua parte!

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

E-mail: comunicacao@vendanova.es.gov.br