Geral - 26/06/2011 09:06:33

Inauguração do Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante

Governo do Estado e Prefeitura inauguram Centro Cultural

e Turístico de Venda Nova do Imigrante

O município de Venda Nova do Imigrante recebeu na sexta-feira (09/03) a visita do governador Renato Casagrande, que assinou importantes convênios nas áreas de Trânsito, Desenvolvimento Urbano e Cultura, entregou veículos para a área de Saúde e Agricultura, e inaugurou o Centro Cultural e Turístico, um novo espaço que contribuirá para o desenvolvimento local e regional.

Além do governador, participaram do evento os secretários de Estado de Saúde, Tadeu Marino; de Turismo, Alexandre Passos; de Cultura, José Paulo Viçosi (Frei Paulão); subsecretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente; e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira.

Estiveram ainda presentes o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, e seu vice, Orlando Filleti Filho; o senador Ricardo Ferraço e ex-governador Gerson Camata; além de prefeitos de outros municípios, deputados estaduais, federais, vereadores, lideranças religiosas, dentre outros.

O governador destacou a importância dos investimentos para o município e lembrou que eles são possíveis graças à reorganização financeira do Estado. “Estou muito feliz de estar aqui inaugurando esse espaço turístico e cultural, que irá atrair grandes eventos para a cidade, que já tem uma beleza inigualável e agora terá uma estrutura que será um ponto de encontro de toda a região”, ressaltou Casagrande.

Durante a solenidade, o governador assinou ordem de serviço para a pavimentação das vias laterais à BR 262, em Venda Nova do Imigrante – Região Serrana do Estado. As obras serão realizadas com recursos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Prefeitura Municipal. Por meio do convênio, serão calçadas as ruas que interligam os distritos de Bananeiras a Bicuiba, em São João de Viçosa, totalizando seis quilômetros de pavimentação. Para a execução do projeto, serão investidos R$1.474.502,05 e, desse valor, a Sedurb fará o repasse de R$ 1.400.000,00. Estima-se que o número de beneficiados direta e indiretamente com a execução das obras seja de quatro mil pessoas. Também foi assinado convênio no valor de R$ 460 mil para a aquisição de equipamentos para a sinalização vertical de trânsito.

Renato Casagrande assinou ainda convênio para a implantação de uma unidade padrão do Corpo de Bombeiros no município, que prestará serviços de prevenção e combate a incêndio, de busca e salvamento, de perícias de incêndio e explosão e ações de defesa civil no município e nos arredores.

Para a nova unidade, o Governo irá investir R$ 2,4 milhões em obras e mais R$ 2 milhões em equipamentos. Com isso, será possível diminuir o tempo-resposta de atendimento dos Bombeiros na região, que abrange, além do município de Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Iúna, Irupi e Ibatiba, e assim prestar um melhor socorro a uma população de 154.963 habitantes.

Outro convênio de cooperação técnico cultural financeira foi celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Máximo Zandonadi  no valor de R$ 169,285,20. O objetivo é viabilizar a formação da banda sinfônica de Venda Nova do Imigrante, que deverá ser a âncora das atividades culturais do novo centro inaugurado.

Também foi assinado convênio, por meio de parceria entre o Instituto Sincades, no valor de R$ 346 mil, e o Coral Santa Cecília. Este convênio prevê a digitalização de mais de 1.400 partituras (algumas com mais de cem anos), divulgação de documentário em DVD sobre a chegada dos primeiros imigrantes italianos à região e livro de quatro volumes e 250 páginas.

Veículos

Na área da Saúde, foram entregues quatro veículos, no valor total de R$ 150 mil, que irão reforçar o trabalho das equipes do Programa Saúde da Família, como reforço na Atenção Primária à Saúde.

No ano passado, o Governo também já investiu R$ 1.165 milhão na construção de uma Unidade Saúde da Família (USF) em Venda Nova do Imigrante, beneficiando aproximadamente oito mil moradores da região.

Foi ainda entregue uma pá carregadeira ao município, adquirida com recursos federais advindos de emenda parlamentar do período em que o governador Renato Casagrande exerceu mandato no Senado.

Turismo

Investimento marco na história de Venda Nova do Imigrante, o Centro Cultural e Turístico foi inaugurado nesta sexta-feira (09) graças a uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Ministério do Turismo e Prefeitura do município.

O Centro Cultural é dotado de dois andares, sendo o primeiro com salas multifuncionais e área destinada à galeria de arte, além de lanchonete, banheiros, copa e sala de administração.

Já no segundo andar está instalado um teatro/auditório, com 450 lugares e ampla infraestrutura para atender aos mais exigentes eventos sócio-culturais da região. A estrutura está preparada para a realização de eventos como cursos, treinamentos, qualificação profissional, espetáculos, mostras de arte, projeção de cinema e vídeos e apresentações e formação de orquestra e teatro. O prédio possui rampas de acesso para atender às pessoas com deficiência e o teatro/auditório possui cadeiras especiais para obesos.

“A estrutura aqui montada está preparada para receber eventos nacionais e internacionais. Esta é uma obra muito importante para a região serrana e, além de um novo espaço de cultura e lazer, vai contribuir em muito para o desenvolvimento do turismo local e regional, especialmente no segmento do agroturismo”, destaco o secretário Alexandre Passos.

Informaçôes Asscom do Governo Estadual