Geral - 18/04/2017 17:04:05

Equipes já disputam os Jogos Escolares em Venda Nova

Até o próximo dia 28, os atletas se enfrentar nas modalidades futsal, handebol e vôlei para definir quem vai defender o Município na etapa regional, que também acontece em Venda Nova

Começaram nesta terça-feira (18) os Jogos Escolares Municipais. O Evento reúne cerca de 500 estudantes de todas as escolas de Venda Nova. Até o próximo dia 28, os atletas se enfrentam nas modalidades futsal, handebol e vôlei para definir quem vai defender o Município na etapa regional, que também acontece em Venda Nova. O Secretário de Estado de Esportes, Max da Mata, esteve presente para entregar materiais do Projeto Campeões de Futuro.

Giovana iniciou o percurso da tocha - Ascom/PMVNI
<b>Título:</b>

Equipes de cada escola entraram no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão) carregando a bandeira da instituição que representavam. O sorriso e a alegria no rosto denunciavam a satisfação em fazer parte daquele momento. Os times dos colégios estão divididos em categorias: infantil, para alunos de 12 a 14 anos; e juvenil, para quem tem idade de 15 a 17 anos.

O prefeito Braz Delpupo falou aos presentes. "Estamos muito satisfeitos aqui, hoje, iniciando esse trabalho. É o início de um grande trabalho que será feito no esporte em nosso Município. Temos muitas pessoas do Centro que não conhecem os moradores do Caxixe. Há Moradores de São João de Viçosa que não têm integração com a Sede municipal. Agora, vamos tentar integrar por meio do esporte. Temos espaço físico que nos permite fazer essa integração em Venda Nova do Imigrante", disse o prefeito, que falou, inclusive, em buscar criar uma secretaria específica para atender às demandas esportivas.

A cerimônia de abertura contou até com tocha olímpica. Ela foi transportada pela pequena Giovana Peterle, uma das participantes do Projeto Campeões de Futuro, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. Ela foi a responsável por entregar a tocha ao atleta vendanovense Cláudio Costa da Silva (21), o Claudinho, que acendeu a pira olímpica simbólica.

Claudinho é um exemplo para os jovens atletas locais. Ele começou a carreira de atletismo em Venda Nova no Campeões de Futuro e hoje tem no currículo o sétimo lugar mundial em atletismo, conquistado em 2013, mesmo ano em que foi recordista estadual de salto em altura, marca ainda não superada. "Se não fosse o Campeões de Futuro, eu não teria chegado aonde cheguei, porque eu não tinha conhecimento de esporte nenhum", comenta o atleta.

<b>Título:</b>Claudinho começou no Campeões de Futuro e hoje tem recorde ainda não superado - Ascom/PMVNI

Secretário de Estado de Esporte entrega materiais Campeões de Futuro

Durante a cerimônia de abertura dos Jogos, o Secretário de Estado de Esportes, Max da Mata, assinou o documento de entrega dos materiais que serão utilizados pelos jovens que participam do Campeões de Futuro. São cones, bolas de arremesso de peso, jogos de xadrez, dentre outros equipamentos essenciais para o funcionamento do projeto.

<b>Título:</b>Projeto Campeões de Futuro é uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura - Ascom/PMVNI

Max da Mata fez questão de falar de perto com os alunos, descendo do palco e ficando frente a frente com eles. "O Projeto Campeões de Futuro, esse para o qual viemos trazer o material, funciona em sociedade entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Venda Nova, por exemplo. Só acontece se for em sociedade. O Governo do Estado dá o material, mas só funciona porque a Prefeitura tem os espaços e os professores para fazer com que essas modalidades aconteçam", explicou o Secretário aos jovens.

Ele também lembrou aos atletas a importância do esporte para a vida profissional para quem não seguir carreira esportiva. "As empresas também buscam pessoas com coeficiente emocional, que saibam se relacionar com outras pessoas, que as respeitem. Os esportes coletivos fazem isso. Trabalham a coletividade. Já os individuais ensinam mais ainda a ganhar e a perder. Na vida, muitas vezes, vamos ganhar e perder e precisamos saber lidar com isso. É por meio do esporte que temos esse aprendizado", defendeu Max da Mata.

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante

(28) 3546-1188, ramal 230