Geral - 09/05/2017 17:05:38

Seguindo Lei Orgânica, Prefeitura faz adequação na data de pagamento dos servidores

A Prefeitura de Venda Nova do imigrante fará uma adequação na data de pagamento dos servidores públicos municipais. O objetivo é atender ao que determina a Lei Orgânica Municipal e a questões administrativas. Com a alteração, os servidores passarão a receber sempre no último dia útil de cada mês, mas mudança só vale a partir de julho.

A medida está autorizada pela Lei Orgânica do Município, que é clara ao determinar em seu artigo centésimo, inciso vinte e dois, parágrafo sétimo que “os vencimentos dos servidores municipais deverão ser pagos até o último dia útil do mês trabalhado, corrigindo-se os seus valores na forma da lei, se ultrapassar esse prazo”.

<b>Título:</b>

No fim da década de oitenta e início de noventa, devido à inflação, a Prefeitura antecipava o pagamento para o dia 25 de cada mês. Essa antecipação teve início no governo do prefeito Nicolau Falchetto, que foi de 1989 a 1992. “Era um período em que a inflação estava altíssima. Os Preços mudavam de uma hora para outra. Por isso, a Prefeitura pagava antes, para o trabalhador não perder tanto seu dinheiro para a inflação”, explica o prefeito Braz Delpupo.

O pagamento no dia 25 continuou em parte do governo de Braz Delpupo, sucessor de Nicolau.“Quando assumi a Prefeitura, em 1993, mantivemos o pagamento antecipado até 1994, quando a moeda passou a ser o Real, que estabilizou a inflação. Com isso, voltamos a fazer o pagamento no último dia útil do mês, conforme determina a Lei Orgânica”, explica o prefeito Braz Delpupo.

Com a inflação sob controle e distante dos índices astronômicos daquela época e considerando as necessidades administrativas da Prefeitura, a antecipação dos pagamentos pode deixar de ser feita sem que o trabalhador sofra danos. Além disso, é importante ressaltar que a Administração tem recursos para pagar todos funcionários em dia.

Adotando nova data para pagamento, os servidores da Prefeitura responsáveis pela folha de pagamentos, que trabalham em número reduzido, terão mais tempo para realizar o trabalho de cálculo dos vencimentos e envio dos salários para os bancos.

Medida não vai prejudicar servidor

A Prefeitura tomou a precaução de iniciar a prática da nova data apenas no mês de julho. Com isso, o servidor terá tempo de se programar. Quem usa cartões de crédito, por exemplo, poderá procurar os bancos para alterar a data de vencimento sem maiores transtornos.

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

(28) 3546-1188, ramal 230