Geral - 18/07/2017 17:07:25

Rio Viçosa tem leito desobstruído pela Prefeitura

Trabalho é braçal para evitar danos ambientais - Ascom/PMVNI

O Rio Viçosa, que percorre boa parte do Município, está passando por limpeza realizada pela Prefeitura. Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana atuam para eliminar o mato e desobstruir o leito do rio. Além de melhorar o aspecto visual, o trabalho colabora com a prevenção de doenças.

O trecho que será beneficiado começa na Vila Betânea e vai até o ponto próximo ao campo do Rio Branco. O trabalho é braçal, uma vez que o uso de máquinas causaria danos ambientais. A desobstrução começou há cerca de duas semanas e é fruto de parceria entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A limpeza é  feita de acordo com a legislação, que permite esse tipo de intervenção por parte da Prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Fileti, o objetivo é melhorar o fluxo do rio nas áreas centrais da cidade. “São locais onde há maior risco de alagamento se não houver limpeza adequada para garantir o bom escoamento da água”, comenta Fileti.

Com a retirada do mato que cobria o leito do Rio Viçosa, as comunidades próximas poderão notar redução no número de pragas. “Isso também ajuda a evitar a proliferação de ratos e na diminuição de mosquitos. Pessoas que jogam lixo no rio também podem se sentir inibidas, já que não há vegetação para encobrir”, completa o secretário.

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante

comunicacao@vendanova.es.gov.br

Leito, antes coberto por mato, agora pode ser visto - Ascom/PMVNI