Geral - 07/08/2017 16:08:13

Mutirão promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização

Aconteceu no último sábado (05) o mutirão de limpeza do Rio Viçosa promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no distrito de São João de Viçosa. Servidores e parceiros realizaram mais que limpeza, conscientizando os moradores locais sobre a importância de cuidar do rio. Depois de uma manhã de trabalho, o resultado esperado é que a comunidade seja guardiã do Viçosa.

Vários materiais estavam jogados às margens do rio - Ascom/PMVNI

Foram três frentes de ação: uma equipe atuou dentro do leito, removendo lixo; outra entregando panfletos de conscientização sobre a destinação correta de resíduos; e a terceira preparando um jardim onde antes existia depósito irregular de lixo. “Nosso maior trabalho é o de conscientização. Limpar é um desafio, mas é preciso envolvimento de todos para nos ajudar a manter o rio limpo”, comenta Alexandre Fileti, secretário Municipal de Meio Ambiente.

A pequena Erika ajudou no plantio do jardim - Ascom/PMVNI

Colaboraram com a mobilização alunos do curso de engenharia ambiental da Faveni, agentes comunitários de saúde locais e membros da associação de catadores de Venda Nova. Na confecção do jardim, a população também participou. “Removemos o lixo daqui e vamos plantar um jardim. Moradores nos ajudaram com as mudas”, comenta Jailson Correa da Selva, técnico da Secretaria.

Servidores e colaboradores limparam o leito, retirando o lixo - Ascom/PMVNI

Com o rio já limpo naquele ponto, a expectativa é que o trabalho dê frutos e a comunidade seja parceira da Prefeitura na preservação. “Nós fizemos a limpeza nesse bairro não porque a população é culpada. Vamos fazer em outros bairros também”, ressalta do secretário. Você pode saber mais sobre a destinação correta de entulhos clicando aqui.

Equipe se dividiu em três frentes para conscientizar e limpar o Rio Viçosa - Arquivo Pessoal