Geral - 21/09/2017 17:09:08

Secretaria de Meio Ambiente lança projeto de preservação ambiental

O objetivo de conscientizar a população, especialmente nas escolas, para os cuidados com o meio ambiente

Lançamento aconteceu no Dia da Árvore - Ascom/PMVNI

Aproveitando o Dia da Árvore, aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) o passo inicial do Projeto Braúna, que tem o objetivo de conscientizar a população, especialmente nas escolas, para a preservação ambiental. No encontro, ocorrido no Polo UAB de Venda Nova, o secretário e servidores da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela iniciativa, explicaram aos diretores escolares como será o trabalho.

“O intuito é resgatar essa espécie de árvore que está quase extinta. Além disso, buscamos a recuperação ambiental. Hoje a questão hídrica é um desafio no nosso Município. Por isso, precisamos urgentemente tomar providências. Esse é um projeto a longo prazo. Além da recuperação, precisamos acionar a comunidade e esse trabalho começa nas escolas”, explica Alexandre Filete, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Mudas de braúna são difíceis de conseguir - Ascom/PMVNI

Uma das frentes da mobilização é montar um viveiro com mudas de Braúna para serem doadas às escolas. Além dessa espécie, outras também serão cultivadas e distribuídas de forma controlada para garantir o real aproveitamento das plantas. A Secretaria adquiriu 80 mudas de Braúna de um viveiro localizado fora de Venda Nova, uma vez que se trata de muda de difícil manejo e disponibilidade.

Para Lucas Albuquerque, técnico ambiental da Secretaria e membro do projeto, várias frentes podem ser exploradas. “O mais importante que temos a aproveitar é a ligação que Venda Nova tem com a história. Juntamente com a braúna, podemos fazer conexão com a história, a preservação da natureza, das casas de braúna, das lembranças e resgatar tanto o meio ambiente quanto a história do Município de uma vez só”, defende Lucas.

Documentário para conscientização

Durante a apresentação do projeto, foi exibido um breve documentário produzido pela Secretaria em parceria com a assessoria de comunicação da Prefeitura. O vídeo mostra relatos de pessoas que viram de perto a derrubada das braúnas em Venda Nova ou que hoje vivem em casas feitas com essa madeira. Vale a pena conferir. Assista abaixo: