Geral - 30/10/2017 16:10:57

Coleta seletiva será expandida em novembro

Quatro novos bairros vão receber o serviço em Venda Nova do Imigrante

A coleta seletiva de lixo está prestes a ser ampliada em Venda Nova do Imigrante. A partir do dia primeiro de novembro, mais quatro comunidades vão contar com o serviço. É importante que os moradores separem o material seco e coloquem para recolhimento no dia e horário corretos.

Bananeiras, Bicuíba, São João de Viçosa e Vila São Miguel agora também terão coleta seletiva.  O caminhão da Prefeitura fará o recolhimento nesses bairros e distrito sempre às quartas-feiras pela manhã. Por isso, é preciso que o material esteja no local até as 7h. Veja a rota no mapa abaixo e lembre-se que os pontos marcados são apenas para referência, uma vez que o lixo seco pode ser colocado no mesmo lugar onde é deixado o lixo comum.

Nova rota de coleta. Os pontos marcados são apenas para referência.

Com as novas comunidades beneficiadas, sobe para 16 a quantidade de bairros que têm coleta seletiva no Município. O número vem crescendo desde 2010, quando Vila da Mata e Providência começaram a ter o lixo selecionado.

Lixo gera renda e diminui impacto ambiental

Para que a coleta seletiva cumpra seu papel ambiental, social e econômico, é preciso que cada um faça sua parte. Os materiais secos, como papel, metais, plásticos e vidros não quebrados devem ser colocados em sacolas diferentes daquelas em que se encontram o chamado lixo úmido, que são cascas de frutas, legumes, papel higiênico, fraldas, entre outros.

Membros da Ascaveni no Encontro Estadual de Catadores em 2016 - Divulgação

A Prefeitura leva o lixo seco para triagem, realizada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni). Lá, ele é separado e vendido, gerando renda para as famílias que trabalham na associação. Isso significa fonte de trabalho e menos resíduos sendo dispensados no meio ambiente.