Notícia
Geral - 30/10/2017 16:10:57

Coleta seletiva será expandida em novembro

Quatro novos bairros vão receber o serviço em Venda Nova do Imigrante

A coleta seletiva de lixo está prestes a ser ampliada em Venda Nova do Imigrante. A partir do dia primeiro de novembro, mais quatro comunidades vão contar com o serviço. É importante que os moradores separem o material seco e coloquem para recolhimento no dia e horário corretos.

Bananeiras, Bicuíba, São João de Viçosa e Vila São Miguel agora também terão coleta seletiva.  O caminhão da Prefeitura fará o recolhimento nesses bairros e distrito sempre às quartas-feiras pela manhã. Por isso, é preciso que o material esteja no local até as 7h. Veja a rota no mapa abaixo e lembre-se que os pontos marcados são apenas para referência, uma vez que o lixo seco pode ser colocado no mesmo lugar onde é deixado o lixo comum.

 

Nova rota de coleta. Os pontos marcados são apenas para referência.
Nova rota de coleta. Os pontos marcados são apenas para referência.

 

Com as novas comunidades beneficiadas, sobe para 16 a quantidade de bairros que têm coleta seletiva no Município. O número vem crescendo desde 2010, quando Vila da Mata e Providência começaram a ter o lixo selecionado.

Lixo gera renda e diminui impacto ambiental

Para que a coleta seletiva cumpra seu papel ambiental, social e econômico, é preciso que cada um faça sua parte. Os materiais secos, como papel, metais, plásticos e vidros não quebrados devem ser colocados em sacolas diferentes daquelas em que se encontram o chamado lixo úmido, que são cascas de frutas, legumes, papel higiênico, fraldas, entre outros.

 

Membros da Ascaveni no Encontro Estadual de Catadores em 2016 - Divulgação
Membros da Ascaveni no Encontro Estadual de Catadores em 2016 - Divulgação

 

A Prefeitura leva o lixo seco para triagem, realizada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni). Lá, ele é separado e vendido, gerando renda para as famílias que trabalham na associação. Isso significa fonte de trabalho e menos resíduos sendo dispensados no meio ambiente.

Fonte:
Notícias Relacionadas