Geral - 24/07/2018 16:07:23

Vendanovense vence desafios no Aquathlon na Dinamarca

Tiago representou Venda Nova na Dinamarca - Ascom/PMVNI

Venda Nova do Imigrante tem mais um motivo de orgulho no esporte. O vendanovense Tiago Pagoto Marinho representou o Município no Campeonato Mundial de Aquathlon, realizado na Dinamarca. Além da medalha pelo resultado na disputa, o atleta faz da conquista um exemplo de superação pessoal.

Tiago, que contou com o apoio da Prefeitura, competiu no dia 12 de junho. O resultado é exemplo para outros atletas de Venda Nova. “É papel no município apoiar diversas modalidades, inclusive na área esportiva. Quando temos bons competidores, de nível até mundial, como é o caso, é importante valorizar porque isso faz crescer nosso esporte”, comenta Jorge Uliana, secretário de Turismo, Esporte e Lazer.

A prova de aquathlon envolve um quilômetro de natação e cinco de corrida, mas o maior obstáculo não envolve a atividade física. “O desafio para a mente é muito maior. Tem o desgaste da viagem, o fato de ser uma cultura diferente e atletas de níveis diversos. Isso abala bastante”, comenta.

Jorge Uliana (esq.), secretário de esportes; Frederico Rodrigues, chefe de Gabinete e o prefeito Braz Delpupo parabenizaram o atleta - Ascom/PMVNI

Não que tenha faltado desafio para vencer com o corpo. A água, de baixa temperatura, e as águas-vivas não facilitaram.

Para enfrentar os 32 competidores na faixa de sua faixa de idade, Tiago conta que se preparou por cerca de cinco anos, mas foi mais recentemente que ele decidiu tentar o mundial. “Nos últimos dois anos eu percebi que era possível, porque meus níveis físico, técnico e mental tinham melhorado”, detalha.

Ele ficou em 25º na sua categoria, uma conquista e tanto para quem competiu pela primeira vez em uma disputa de nível mundial com tantas adversidades. O próximo vai acontecer na Espanha, em 2019, e o atleta tem grandes chances de nos representar novamente.

Água fria e águas-vivas não ajudaram o vendanovense - Reprodução/Facebook