Geral - 06/02/2019 16:02:21

Defesa Civil: saiba como ser avisado sobre emergências

Defesas Civis Municipal e Estadual possuem serviços de alerta à população

Ascom/PMVNI

Venda Nova do Imigrante inicia o mês de fevereiro com previsão de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva para os próximos dias. Estar preparado é importante para saber lidar com os temporais que podem acontecer. Por isso, a Defesa Civil Municipal possui uma página em rede social para informar moradores. Além disso, a Defesa Civil Estadual oferece serviço gratuito com alertas via mensagem de texto no celular.

Para ser avisado no seu telefone móvel sobre prevenção de chuva forte, inundação, deslizamento, vendaval e granizo: envie o CEP de Venda Nova, que é 29375000, para o número 40199 e cadastre-se. É possível inclusive cadastrar mais um de CEP para receber o SMS gratuito. Ficou em dúvida sobre o CEP de outra cidade? Acesse este link do site dos Correios e confira. A seguir está uma imagem de como funciona o atendimento da Defesa Civil Estadual, compartilhe entre amigos e familiares!

Defesa Civil Estadual informa sobre o sistema de alerta por SMS. Compartilhe com amigos e familiares!
Defesa Civil Estadual informa sobre o sistema de alerta por SMS

Defesa Civil Municipal também tem canal de informações

Para ficar por dentro dos avisos da região vendanovense, curta a página da Defesa Civil de Venda Nova no Facebook. Ela será atualizada com frequência sobre alertas oficiais. Lá você vai poder acompanhar as notícias, boletins e comunicados do Município, o que ajuda a evitar informações falsas que costumam aparecer nos períodos de mudanças climáticas.

Em casos de previsão de desastres naturais, a equipe da Defesa Civil Municipal e da Assistência Social estarão de plantão para orientar e auxiliar os vendanovenses. Além disso, há um telefone para contato e atendimento para emergências. Em caso de necessidade, ligue para (28) 99919-1389 e para mais esclarecimentos você pode enviar um e-mail para defesacivil@vendanova.es.gov.br.

Nos aparelhos mais recentes, segue abaixo o qr code para você escanear com o aplicativo da câmera do seu celular e adicionar automaticamente o número da Defesa Civil Municipal aos contatos.

Ascom/PMVNI

Confira as orientações da Defesa Civil Estadual sobre o Sistema de Alerta por SMS

O sistema de alerta que usa mensagem de texto de celular para avisar moradores sobre o risco de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra, começará a funcionar a partir de 18 de dezembro no Espírito Santo.

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007 e, atualmente, também funciona em mais de 20 países. No Brasil, o projeto-piloto foi ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes. Em junho, outras cinco cidades do Paraná, com cerca de 100 mil moradores, passaram também a contar com o serviço. Essas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

Os usuários de celulares receberão uma mensagem convocando para adesão ao projeto. "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse", diz a mensagem.

Com o início do funcionamento do sistema no Espírito Santo, algumas dúvidas podem surgir, abaixo segue as dúvidas mais comuns.

- Esse serviço realmente é gratuito?

Sim, o serviço é totalmente gratuito, tanto o envio de SMS quanto o recebimento de alertas.

- Como faço para cadastrar meu CEP?

O CEP pode ser enviado em qualquer formato ex: 83045720, 83045-720, se o CEP foi aceito você receberá uma mensagem de confirmação, aí você já começará a receber os alertas para sua região.

- Posso cadastrar mais de um CEP?

Sim, a quantidade de CEPs que você pode cadastrar é ilimitado, mas deve ser feito um cadastro para cada CEP.

- Como devo proceder para parar de receber os alertas?

Envie um SMS, com a palavra SAIR e o número do CEP e aguarde o recebimento da confirmação.

- Eu consigo descobrir quais CEPs estão cadastrados no meu telefone?

Para consultar um CEP cadastrado, o usuário deverá enviar a mensagem "consultar" para o número 40199.

Caso o usuário tenha ao menos um CEP cadastrado com o status "cadastrado", ele receberá o(s) cep(s) cadastrado conforme a seguinte mensagem:

"Para este número de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 00000000,00000000,00000000"

Caso o usuário não possua nenhum CEP cadastrado com o status "cadastrado", ele receberá a seguinte mensagem:

"Para este número de celular não existe CEP cadastrado. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hífen "

- Como devo fazer para saber todos os comando disponíveis?

Para obter a lista de comandos a população poderá enviar a palavra ajuda ou uma mensagem inválida para número do sistema.

O sistema retornará a lista dos comandos (CADASTRAR, CONSULTAR e SAIR CEP), com a seguinte mensagem:

"Para cadastro envie o número do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199".

Fonte: Ascom/PMVNI