Programação de final de ano 2012 - 12/11/2012 15:11:53

Ava Araújo canta Baden Powell neste sábado (17/11) no Centro Cultural e Turístico VNI

Show homenageia os 75 anos do compositor.

O show da cantora Ava Araújo em homenagem ao violonista Baden Powell é a segunda atração da programação de final de ano da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, e vai acontacer neste sábado (17/11), no Centro Cultural e Turístico, a partir das 20:00 horas. A entrada é gratuita.

Em 2010 a cantora Ava Araujo fez a estreia deste trabalho onde canta o repertório de clássicos da música brasileira compostos por Baden Powell em parceria com seus dois principais letristas que foram Paulo Cesar Pinheiro e Vinícius de Morais. Este ano a cantora, que está completando 20 anos de carreira, reedita este trabalho especialmente para uma turnê de cinco shows pelo Espírito Santo. Considerada uma das mais importantes cantoras da música brasileira e do jazz no Brasil, vem atuando no Espírito Santo, onde reside. São inúmeros os projetos de sucesso capitaneados por ela que já dividiu o palco com grandes nomes da música como Guinga, Paulo Russo, Fátima Guedes, Filó Machado, Zé Luiz Mazziotti, Gilson Peranzzetta, Leny Andrade, dentre outros.

Este ano o Brasil celebra os 75 anos do compositor Baden Powell, um dos maiores músicos do país, e que deixou com sua obra um legado inestimável para as futuras gerações. Um dos maiores violonistas de todos os tempos e um dos compositores mais expressivos da nossa música, ele foi o criador de um estilo próprio e o violonista mais influente de sua geração, tornando-se uma das maiores referências quando o assunto é violão brasileiro. Sua música rompe as barreiras que separam a música erudita da música popular, trazendo consigo as raízes afro-brasileiras, o samba, o jazz e a música erudita.

Com esta missão de levar música de qualidade a todos os segmentos da sociedade, o show Ava Araujo Canta Baden Powell tem uma proposta de sonoridade contemporânea, onde voz e instrumentos se casam e se fundem em arranjos e concepções musicais especialmente criados para este trabalho. É também uma leitura muito particular da artista para clássicos consagrados do compositor.

Dentre as canções que fazem parte do repertório estão Aviso aos Navegantes (Baden Powell/Paulo César Pinheiro), Berimbau (Baden Powell/Vinícius de Moraes), Cai Dentro (Baden Powell/Paulo César Pinheiro), Canto de Ossanha (Baden Powell/Vinícius de Moraes), Formosa (Baden Powell/Vinícius de Moraes), Lapinha (Baden Powell/Vinícius de Moraes), Refém da Solidão (Baden Powell/Paulo César Pinheiro) e Samba do Perdão (Baden Powell/Vinícius de Moraes). Além de algumas composições de outros autores que Baden Powell gravou e tocou em seus shows durante toda a vida como Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá/Antônio Maria) e Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso).

Para esta turnê a cantora Ava Araujo está muito bem acompanhada pelos talentosos músicos Fábio Calazans (violão), Wanderson Lopez (violão, bandolim e contrabaixo) e Edu Szajnbrum (bateria e percussão).

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI