Geral - 12/04/2019 15:04:28

Prefeitura compartilha experiência com sistema que reduz custos

Sistema Essencial BPM GED utilizado pela Prefeitura vai completar um ano e traz resultados para servidores e moradores

O chefe de Gabinete do Município representou a Prefeitura no evento BPM Day - arquivo pessoal

A gestão digital de processos e documentos vem transformando a administração de Venda Nova do Imigrante. O Sistema Essencial BPM GED utilizado pela Prefeitura vai completar um ano e já traz resultados para servidores e moradores. O programa, que ajuda a poupar recursos e agilizar o atendimento aos contribuintes, foi destaque em evento realizado em Vitória nessa terça-feira (09).

A Prefeitura adotou o sistema Essencial BPM GED para atender às demandas dos cidadãos com serviço de qualidade. O GED é um sistema de banco de dados digital, ágil e seguro que permite armazenamento de arquivos para consulta em poucos cliques pelos servidores. Com isso, é transparência, informações descomplicadas e agilidade no andamento de processos.

O sistema traz celeridade e seriedade ao serviço público - apresentação no evento BPM Day

O Município enfrentava acúmulo de papel, necessidade de espaços físicos cada vez maiores para organizar os documentos, alto custo com despesas e manutenção, lentidão para consultar e recuperar processos. Em sete meses com o programa em atividade, os resultados já estavam visíveis. Havia mais de 25 mil documentos digitalizados e economia de cerca de R$450 mil em despesas como mão-de-obra, consumo de papel e terceirização de impressoras.

Leia mais em: Prefeitura adota sistema que acelera atendimento e gera economia

O Município é pioneiro em adotar esse tipo de procedimento. “Com o GED é possível transformar todos os processos administrativos em processos digitais, o que facilita o controle e acesso dos moradores, para que eles saibam de imediato onde e como está o processo ou solicitação. Além disso, os processos internos são verificados e revisados com mais agilidade” explica Frederico Rodrigues, chefe de Gabinete do Município.

Esses benefícios e transformações na administração municipal com o sistema GED foram compartilhados no evento BPM Day no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. O encontro discute sobre Gerenciamento de Processos de Negócio, BPM, na sigla em inglês, e reuniu organizações públicas e privadas. Além da Prefeitura, participaram da programação como palestrantes o Detran, Ufes, Correios, Corpo de Bombeiros Militar, Toyota, Banestes e Vale.

Fonte: Ascom/PMVNI