Geral - 05/06/2019 17:06:42

Meio ambiente: semana de ações e doações de mudas em Venda Nova

No Lago Alto Bananeiras os estudantes vendanovenses receberam orientações sobre os cuidados com a água e dicas para a preservação ambiental - arquivo pessoal
No Lago Alto Bananeiras os estudantes vendanovenses receberam orientações sobre a preservação ambiental - arquivo pessoal

Hoje (05) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a conscientização no Município já começou. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está desenvolvendo atividades com escola e faculdade vendanovenses. Pela agenda de ações, os alunos puderam conhecer de perto a importância do rio que abastece Venda Nova, visitar a Associação de Catadores de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni) e presenciar doação de mudas para colégio do Município. As mobilizações não acabaram!

Doação de ipês para escola vendanovense

Nessa terça-feira (04), o colégio Fioravante Caliman recebeu mudas de ipê amarelo e roxo. A demanda veio da instituição após o corte das árvores do pátio que eram antigas e ofereciam riscos aos integrantes do espaço escolar.

O plantio das doações das mudas de ipê será realizado nesta quinta-feira (06) no pátio da escola Fioravante Caliman - arquivo pessoal
O plantio das doações das mudas de ipês será realizado nesta quinta-feira (06) - arquivo pessoal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente atendeu ao pedido e o plantio será realizado nesta quinta-feira. Nos próximos dias, vão ser doadas outras mudas de árvore para substituir aquelas que estavam na instituição compartilhando vida, sombra e beleza há anos.

Agenda de ações com a geração futura

As programações com as instituições de ensino começaram nessa segunda-feira (03) e vão até sábado (08). A primeira contemplada foi a escola Liberal Zandonadi. Lá os alunos participaram de palestra sobre reciclagem e o destino correto do lixo.

Já nessa terça-feira foi a vez da mesma instituição participar do “Tour das águas”. Os alunos puderam conhecer dois pontos por onde passa o Rio Viçosa no Município. A primeira parada foi no bairro Tapera e depois no Lago em Alto Bananeiras.

Os alunos puderam visitar no bairro Tapera a nascente do Rio Viçosa - arquivo pessoal

Além disso, aconteceram visitas à Ascaveni e nos próximos dias a escola Domingos Perim vai receber orientações sobre os seres vivos e a preservação do ambiente. No último dia, estudantes do curso de Pedagogia da Faveni vão visitar a Ascaveni e colaborar também com a conscientização da Coleta Seletiva em São João de Viçosa.

Há solicitações para as ações continuarem. Com o bom desempenho das programações outras instituições já agendaram visitas e palestras. A mobilização não para! “Para um mundo melhor devemos tomar a iniciativa de educar as gerações futuras e mudar os nossos hábitos para melhor”, destaca Lucas Albuquerque, técnico ambiental do Município que participa da iniciativa desenvolvendo atividades e como palestrante.

Fonte: Ascom/PMVNI