Geral - 02/01/2020 16:01:37

Defesa Civil orienta população para situações de risco

No verão as chuvas podem ocorrer com mais intensidade provocando deslizamentos e alagamentos. População deve ficar atenta.

No período de verão, com a alta da temperatura e da umidade do ar, as chuvas podem ocorrer com maior intensidade provocando deslizamentos, alagamentos e quedas de vegetação e redes elétricas. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Venda Nova (COMPDEC) recomenda que a população redobre a atenção e evite áreas e situações de riscos.

Segundo o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Venda Nova do Imigrante, Woelpher Pierangelo, existem no município 14 áreas consideradas de risco, localizadas na sede e no interior. A maioria com registros de deslizamentos e inundações. As áreas são monitoradas pela Defesa Civil, que atua desde a prevenção até a reconstrução.

A Defesa Civil Municipal identificou e monitora 14 áreas de risco em Venda Nova, sendo 11 na sede e três no distrito de Alto Caxixe.

A participação da população é muito importante para a prevenção. Situações de anormalidade, como rachaduras e trincas de solo e de paredes; inclinações de árvores e postes; áreas de deslizamentos e alagadas; árvores e rede elétrica derrubadas devem ser comunicadas à COMPDEC. “Em qualquer situação de adversidade pedimos que a população entre em contato com a Defesa Civil imediatamente. Estamos disponíveis em tempo integral para atender os chamados”, diz Woelpher.

Nesses locais é recomendado que os moradores redobrem a atenção quando estiver chovendo. “Em situações de riscos orientamos que o morador se hospede em outra residência e solicite uma visita da Defesa Civil. Em casos de deslizamentos e alagamentos o morador deve evitar ao máximo transitar pelo local atingido”, orienta Woelpher.

Confira algumas recomendações:

- Em caso de emergência sempre avise a Defesa Civil

- Evite locais de deslizamentos

- Evite transitar por áreas alagadas

- Redobre a atenção ao dirigir sob chuva

- Não acesse locais onde ocorreu alguma anormalidade

- Informe sobre situações adversas, como: rachaduras e trincas de solo e de paredes; inclinações de árvores e postes; áreas de deslizamentos e alagadas; árvores e rede elétrica caídas.

Entre em contato com a Defesa Civil:

Telefones:

- (28) 99984-8819