Geral - 03/06/2013 12:06:45

Secretaria de Meio Ambiente de Venda Nova e Câmara dos Vereadores lançam campanha em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A campanha "O QUE EU FAÇO COM...?" coloca em discussão a gestão municipal de resíduos sólidos do município.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho), a Secretaria de Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante, juntamente com a Câmara Municipal, coloca em pauta a discussão da gestão municipal de resíduos sólidos através da campanha “O QUE EU FAÇO COM...?”, com o objetivo de orientar a população sobre o que fazer com o lixo. É de extrema importância que a sociedade conheça as “regras” dessa temática, visto que a Política Nacional (lei nº 12.305/2010) traz responsabilidades para o poder público, para o setor empresarial e também para os cidadãos. Portanto, todos estão convidados a participar dessa campanha divulgando as “regras” durante todo o mês de junho nas redes sociais. Defender o meio ambiente é dever do poder público, mas também de toda coletividade!

Algumas dicas de...

O QUE EU FAÇO COM...?

As pilhas e baterias; os pneus; embalagens de agrotóxicos; óleos lubrificantes; as lâmpadas e produtos eletroeletrônicos estão sujeitos à LOGÍSTICA REVERSA, um sistema que deve ser implantado, independente do serviço público de limpeza urbana, pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes desses produtos, visando proporcionar a devolução desses resíduos após o uso por nós, consumidores. Os comerciantes que ainda não se adequaram terão um prazo para atender a lei.

O QUE EU FAÇO COM...?

As PILHAS e BATERIAS contêm metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio que, quando descartados juntamente com o lixo domiciliar, podem contaminar o meio ambiente e oferecer riscos à saúde. Os locais que comercializam esses produtos devem ter um ponto de coleta para viabilizar a devolução pós-consumo. E nós, consumidores, temos o dever de devolvê-los nos locais onde efetuamos a compra! No município, identificamos algumas empresas que já se estruturaram para receber pilhas e baterias usadas: Loja Curbani, Studio Minete, Defagro e Via Cel.

O QUE EU FAÇO COM...?

Os resíduos de EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS como celulares, televisores, computadores, geladeiras etc, apesar de estarem sujeitos à logística reversa, ainda estão em fase de regulamentação, visto que a legislação específica para tratamento desses materiais foi aprovada recentemente. No entanto, no município identificamos o Sr. Zidério Ribeti na Rua Beija-flor, Vila Betânea que recebe esses produtos e encaminham para reciclagem. Vamos fazer nossa parte!

O QUE EU FAÇO COM...?

As embalagens de AGROTÓXICOS também estão sujeitas a logística reversa, ou seja, os consumidores devem devolvê-las nos comércios onde adquiriram os produtos ou em um local indicado por esse comércio. No município, temos um Posto de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos, localizado na comunidade Evangelista, no Caxixe, que atende toda nossa região. Mantido por uma associação de revendedores de agrotóxicos, funciona de segunda à sexta, de 07 às 11 h e 12 às 17h.

O QUE EU FAÇO COM...?

Os PNEUS quando descartados no meio ambiente constituem sério risco à saúde pública, além de levarem centenas e centenas de anos para desaparecerem da natureza. O município está em fase de implantação de um ECOPONTO que se localizará na Viçosinha, ao lado de onde hoje funcionam as baias. Por meio de um convênio com a Reciclanip, seremos responsáveis pela armazenagem temporária dos pneus inservíveis e eles, pelo transporte para a destinação final correta. Os comerciantes e consumidores de pneus tem o dever de participar dessa logística! Lembrando que é proibida a queima a céu aberto de qualquer tipo de resíduo!

O QUE EU FAÇO COM...?

A destinação dos RESÍDUOS DE SAÚDE é de responsabilidade dos próprios geradores: hospitais, unidades de saúde, farmácias, clínicas veterinárias, médicas e odontológicas, etc. No entanto, atualmente, o município custeia a coleta e a destinação final desses resíduos  realizada por uma empresa terceirizada. Os usuários residenciais de medicamentos injetáveis devem armazenar as agulhas e seringas separadamente em recipientes rígidos como garrafas pet e levá-los a unidade de saúde mais próxima para evitar a contaminação do meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI