Procon Municipal - 23/06/2021 00:06:00

Procon Municipal alerta aposentados sobre fraudes em empréstimos Consignados

Orientação é a verificação com frequência dos extratos bancários

O Procon Municipal de Venda Nova do Imigrante tem registrado o aumento de reclamações sobre a chamada “fraude do empréstimo consignado”.  A fraude consiste em vincular os consumidores a empréstimos consignados que não foram solicitados. Nesta modalidade, o pagamento do valor recebido é feito de forma indireta, então as parcelas são descontadas diretamente do salário mensal ou do benefício da aposentadoria.

Os munícipes estão sendo surpreendidos com valores depositados em suas contas correntes sem que tenham solicitado ou contratado empréstimos consignados, e nem sequer autorizado o desconto de parcelas. Tal prática tem preocupado toda a rede de proteção e defesa do consumidor.

Para evitar esse tipo de ação é importante que o consumidor, que não tem interesse nessa modalidade de empréstimo, solicite o bloqueio de empréstimo consignado junto ao INSS, a fim de evitar que qualquer instituição possa descontar valores sem sua autorização. Quando o consumidor de fato quiser realizar o empréstimo, deverá solicitar o desbloqueio no órgão previdenciário.

De acordo com a Coordenadora do órgão, Leidiane Fasolo de Sousa, a situação é grave, pois os idosos, consumidores mais afetados, têm dificuldade em encontrar auxílio para resolver o problema. “Muitas pessoas não têm o hábito de observar com frequência o extrato bancário e só notam que o empréstimo foi feito após já ter ocorrido diversos descontos no benefício previdenciário ou até mesmo, de já terem utilizado o valor depositado.”
A orientação é de que os aposentados/pensionistas verifiquem com frequência seus extratos bancários. Caso constatem algum depósito ou cobrança indevida, que procure seus respectivos bancos e o órgão municipal competente para registrar a reclamação e sanar a irregularidade.  Com o controle continuo da conta é possível identificar as tentativas de golpe e evitar maiores prejuízos.

De acordo com Leidiane, já está em andamento uma ação conjunta do Procon Estadual, Procons Municipais e Ministério Público Estadual junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para apurar as causas do grande volume de descontos decorrentes de empréstimos consignados não solicitados e autorizados no benefício do consumidor.

Serviço
Em caso de dúvida ou reclamação, o consumidor poderá entrar em contato por telefone (28) 3546-1188 ou comparecer ao Procon Municipal, localizado na sede da Prefeitura Municipal, das 12h as 18h.