Geral - 05/07/2021 00:07:00

MOSCAS EM VIÇOSINHA - NOTA TÉCNICA nº 01/2021 (PÚBLICA)

Esclarecimentos sobre a proliferação de moscas nas proximidades da comunidade da Viçosinha e São João de Viçosa.

A Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM, no uso de suas atribuições legais, vem prestar esclarecimentos sobre a proliferação de moscas nas proximidades da comunidade da Viçosinha e São João de Viçosa.

É notório que o aumento indiscriminado do número de insetos nas localidades, causa sérios transtornos à população, prejudica o comércio, o trânsito de turistas, afetando, inclusive, a saúde pública e o meio ambiente.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM, enquanto órgão competente para realizar o licenciamento, a gestão e a fiscalização ambiental nas atividades de impacto local, após a realização de vistorias nos empreendimentos de avicultura, solicitou aos empresários e responsáveis, que adotassem as medidas necessárias para o controle das irregularidades e/ou desconformidades nos empreendimentos, em cumprimento ao que preconiza a legislação ambiental vigente.

Nesse sentido, e levando em consideração às denúncias e reclamações recebidas nos canais de comunicação, a Prefeitura vem atuando, em conjunto com toda a equipe de governo, não mede esforços para sanar as irregularidades, adotando, para isso, todas as providências cabíveis para o caso.

Informa que a SEMMAM reuniu-se com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) para alinhamento técnico e realizou visita conjunta para averiguar a situação.

Oportuno ressaltar que o manejo inadequado dos resíduos gerados no estabelecimento causam descontrole na proliferação das moscas, causando prejuízos incalculáveis.

As diversas medidas saneadoras solicitadas foram: a retirada total dos dejetos das aves dos galpões, com a consequente aplicação de cal virgem e pó de serra visando eliminar ovos e larvas das moscas, bem como intensificação do uso de inseticidas, diminuição do alojamento de aves, uso de armadilhas, melhorias na drenagem pluvial, dentre outras.

Diante dos fatos, a SEMMAM vem adotando todas as medidas administrativas e legais cabíveis, e continua trabalhando nos procedimentos de fiscalização, concedendo prazo para a adequação da atividade empresarial.

A Prefeitura Municipal reforça o compromisso de buscar uma solução para o problema, juntamente com a população e os empresários envolvidos,

A SEMMAM coloca- se à disposição para maiores esclarecimentos.

Venda Nova do Imigrante/ES, 28 de junho de 2021.