Geral - 02/09/2021 00:09:00

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante está classificada entre as 6 mais transparentes do Espírito Santo

Município também foi selecionado no programa Time Brasil da CGU

A transparência da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante tem ganhado notoriedade. De acordo com o Relatório de Levantamento 00001/2021-9, divulgado no último mês, Venda Nova está entre os 6 municípios mais transparentes do Espírito Santo.

A classificação foi elaborada após levantamento realizado nos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios capixabas, assim como na Assembleia Legislativa (Ales), no Governo do Estado, no Ministério Público (MPES), no Tribunal de Contas (TCEES) e no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo(TJES), no período compreendido entre Outubro de 2020 à Abril de 2021. Os objetivos desta fiscalização foram conhecer e avaliar a transparência ativa, bem como, fomentar a sua ampliação junto aos Municípios.

A avaliação dos portais de 78 Prefeituras e Câmaras Municipais, considerou o grau de aderência à transparência ativa e levou em conta os aspectos dos diversos patamares existentes na estrutura hierárquica da metodologia utilizada: tipo de informação, nível, subnível e item.

Em maio deste ano o  Município também foi selecionado para aderir ao Programa Time Brasil, com a finalidade de melhorar a gestão pública e fortalecer o combate à corrupção, Venda Nova já colhe os frutos das metodologias aplicadas e do Plano de Ação elaborado.

O controlador municipal Marcos Souza afirma que “com as novas ações que já estão em andamento, como por exemplo, o ‘Time Brasil’ e a implementação do nosso Programa Municipal de Integridade e Compliance, esperamos melhorar ainda mais a nossa avaliação em uma próxima análise. É uma posição que merece destaque e mostra a busca constante da nossa gestão para as boas práticas públicas.”

E-Prevenção
Venda Nova já aderiu e já possui o selo de participação no sistema E-Prevenção, do TCU, que foi criado para ajudar as organizações públicas a implementar boas práticas que previnem atos de corrupção e oferece segurança para a tomada de decisões na gestão pública.

A plataforma é parte do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, que permitirá mapear e diagnosticar a suscetibilidade à corrupção no Munícipio, por meio de questionário autoavaliativo.