Geral - 21/12/2021 00:12:00

BANDA EMILIANO PEDRINO LORENÇÃO REALIZA ÚLTIMO ENSAIO DE 2021

Banda comemora 30 anos agora em dezembro

Na última quinta-feira (16), a Banda Municipal Marcial Emiliano Pedrino Lorenção realizou o último ensaio de 2021, marcando também seu 30º aniversário. O ensaio contou com a plateia composta pelos familiares dos integrantes, que prestigiaram apresentações além de uma singela homenagem a Jorge Luiz Pereira da Silva (Jorginho), o maestro da banda.

No evento foram apresentadas 7 músicas e 7 demonstrações de percussão. Após as apresentações, alunos e ex-alunos do maestro realizaram uma homenagem a Jorginho, por sua dedicação e compromisso com a arte e música em Venda Nova do Imigrante ao longo de todos estes anos. Subiram ao palco e também se apresentaram a Bateria Independente, que acompanha os jogos do Rio Branco, formada por integrantes e ex-integrantes da banda: Meinha (Luiz Carlos) Neno da Conceição, Cledison Codesso e Leir.

O prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, e o vice Tarcísio Bottacin, aproveitaram o momento para agradecer a Jorge por toda sua dedicação e compromisso ao longo dos anos. Ambos afirmaram que é uma honra te-lo como servidor da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato e aproveitaram para firmar o compromisso que no próximo ano, acontecerá mais ensaios abertos ao público.

Devido a pandemia da Covid-19, a banda passou por um hiato, retornando no último mês de outubro seguindo todos os protocolos sanitários necessários. Os ensaios ocorrem no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi.

Na apresentação, além dos integrantes e dos familiares estavam o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, o vice Tarcísio Bottacin, a secretária de Turismo, Cultura e Artesanato Carla Caliman, o secretário de Esporte e Lazer André Luiz Liberato e Gustavo Henrique, jovem memorialista de Venda Nova do Imigrante que apresentou informações históricas sobre a Banda e sobre Emiliano Pedrino Lorenção.

A apresentação da banda Emiliano Pedrino Lorenção foi composta pela formação: Kaleb Naor Oliveira Peixoto Barbosa (Saxofone Alto), Maria Eduarda Sophiate Nunes (Saxofone Alto), Gabriela Aparecida Silva Tessaro (Saxofone Alto), Manoela Ferreira Lopes dos Santos (Saxofone Alto), Ana Gabrielly Luiz da Costa (Saxofone Soprano), Jonadable Alves Palmeira (Saxofone Soprano), Matheus Seraphin Buzan (Clarinete), Rayane de Oliveira Pereira (Clarinete), Aloir (Clarinete), Keren Apuke Oliveira Peixoto (Saxofone Tenor), Paulo Soares (Saxofone Tenor), Gustavo da Silva Tessaro (Bombardão), Alexandre Pimenta (Bombardão), Luiz Gustavo Ferreira de Freitas (Trompete), Marcelo Ayres da Silva Raimundo (Trompete), Arnóbio Falqueto (Trompete), Fernando Fagundes (Trompete), Henrique Tonoli Germiniani (Trombone de pisto),  Athson André Silva de Souza (Trombone de vara),Marcílio Zandonade Júnior (Trombone de vara), além da equipe de percussão: Edney Rosa Tessaro, José Evandro Luiz da Costa, Ednara da Silva Tessaro, Bruna Maria da Costa, Glaucio Codesso, Silvana Claudia de Araujo, Luceny Ferreira da Rocha Lopes, Rhyan Victor de Oliveira Pereira, Ivanilda Lopes Raimundo, Lucas Marcelo Lopes Raimundo, Matheus Lino dos Santos, Lorenzo Alves (Lira).

A Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção

Criada pela Lei Municipal Nº104 de 30 de dezembro de 1991, a Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção, recebeu este nome em homenagem ao talentoso maestro e músico vendanovense Srº Emiliano Pedrino Lorenção. Com objetivo de ensinar, difundir e socializar jovens e crianças, a banda desperta o gosto pela música e o civismo.
Mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, a banda é coordenada e regida pelo Maestro Muquiense Jorge Luiz Pereira da Silva desde 1996. Atualmente a corporação musical atua em uma categoria mista, com aproximadamente 30 alunos.
Entre suas várias apresentações podemos destacar participação em concursos:
3º Lugar em Valença – Rio de Janeiro em 1998;
3º Lugar em Volta Redonda – Rio de Janeiro em 2001;
2º Lugar em Campo Grande – Espírito Santo em 2002;
3º Lugar em Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo em 2003.

Além das várias participações em encontros e festivais de bandas no próprio município e no Estado do Espírito Santo.