Geral - 01/02/2022 00:02:00

Servidores da Prefeitura de Venda Nova participam de curso de informatização da Administração Pública

Os servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante participaram na última quarta-feira (26), do curso “eSocial e Impactos na Gestão”. O encontro trouxe uma nova perspectiva sobre os efeitos do E-social na esfera da Administração Pública e a importância do sistema para os munícipes e gestores.

O eSocial é um projeto do governo que visa unificar o envio dos dados sobre trabalhadores, são informações como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. A informatização do sistema tem como foco trazer mais facilidade ao empregador para que este cumpra as exigências governamentais.

A palestra abordou o sistema do eSocial na visão de integração entre os departamentos de gestão como: recursos Humanos, contabilidade, departamento pessoal, dentre outros. Essa unificação traz como benefício a maior celeridade nos processos de requerimento e consulta, além de maior transparência, uma vez que os dados transmitidos ao sistema ficam gravado e podem ser acessados mais tarde pelo Governo e cidadãos. A palestra foi realizada em colaboração da Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), que cedeu espaço para o evento.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura já vem realizando sistematicamente a implantação do eSocial na estrutura do atendimento do órgão e também na internet em seu site oficial, onde o cidadão tem acesso à diversos serviços de forma online.

Principais Vantagens do eSocial na visão de gestão
Foco na desburocratização.
Redução de fraudes, já que é possível transmitir as informações ao governo de uma vez só, no mesmo documento.
Evitar multas e penalidades, uma vez que as informações transmitidas ao sistema ficam gravadas e podem ser acessadas mais tarde.
Não é mais necessário preencher vários formulários, agora o gestor preenche um único arquivo que é enviado por sistemas de internet para que os órgãos governamentais verifiquem.
Maior agilidade nas solicitações de serviços digitais.
Os processos tornam-se mais transparentes para todos.