Geral - 21/02/2022 10:02:00

PREFEITURA DE VENDA NOVA ELABORA PROJETO ESPECIAL DE RUA DE LAZER

Além de ser aberta só para pedestres, a Rua terá atrativos para celebrar a história e a cultura do município.

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato está com um projeto especial para os munícipes e turistas: uma rua do lazer, aberta só para pedestres, com atrativos para celebrar a história e a cultura do Município.

O projeto proposto pela Prefeitura de Venda Nova está sendo conhecido a princípio como “Rua do imigrante” e almeja ser um lugar de encontro e contemplação ressaltando a imigração italiana. O local escolhido para a construção da Rua, segundo registros do livro l "Diários das visitas pastorais de 1880 e 1886 à província do Espírito Santo", do bispo D. Pedro Maria de Lacerda, é o mesmo local onde era localizada a Venda Nova, mercearia que deu nome ao Município.

A implantação do projeto está resguardada pelo Plano Diretor do Município, uma vez que no local, está prevista uma rua que hoje é inexistente. O projeto tem previsão de início ainda neste ano de 2022, que marca os 130 anos da chegada dos primeiras famílias de imigrantes italianos no Município. No momento está em andamento a elaboração do projeto arquitetônico que em breve será apresentado a comunidade.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, afirma  “que o projeto impactará positivamente o turismo além de ser uma homenagem à história do Município. Dentro da proposta, resgatamos também o projeto do monumento ao imigrante, um projeto de dez anos atrás, idealizado pela comunidade juntamente com os artistas Rosana Paste e Jocimar Nalesso.”

Para Carla Caliman Terra, secretária de Turismo, Cultura e Artesanato “essa rua preenche uma grande lacuna na cidade, que não possui monumentos expressivos ou espaços que referenciam a nossa história e também são uma opção de atrativo para os turistas. A proposta da gestão está sendo muito bem recebida pela comunidade e pelos moradores do entorno, o que nos dá confiança e entusiasmo para olharmos em direção ao futuro tendo preservado e valorizado o nosso passado.”

No último mês, para alinhamento do projeto, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante realizou reunião com moradores envolvidos no projeto, secretários municipais, agentes culturais do munícipio e arquitetos e urbanistas. Em breve a administração divulgará novidades do projeto.