Geral - 15/07/2022 00:07:00

Prefeitura de Venda Nova amplia coleta seletiva

Participe da coleta seletiva! Confira locais e horários para deixar seu resíduo!

Ampliação na coleta seletiva municipal! A partir deste mês de julho, a coleta seletiva também será realizada também nas comunidades de São Roque, Vargem Grande e São José do Alto Viçosa! Separe os resíduos recicláveis e coloque para a coleta às segundas-feiras, às 11h. No bairro Tapera, o dia da coleta seletiva será alterado para às quintas-feiras, às 11h, também a partir de julho.

Pra quem ainda não participa, contribuir para a coleta seletiva não é nenhum mistério!

Em Venda Nova do Imigrante são coletados cerca de 400 mil kg de resíduos domésticos por mês. Esse valor equivale a 57 caminhões compactadores de 7 mil kg.

Apesar do Município não ter aquelas lixeiras coloridas espalhadas pela cidade, a coleta seletiva já acontece há um bom tempo na maior parte do Município. O modelo de coleta adotado dispensa o uso de lixeiras e latões. Para participar é bem fácil, você deve separar o resíduo seco (reciclável) do resíduo úmido (orgânico e rejeitos) e colocar nos dias e horários definidos para a coleta.

Você pode usar duas lixeiras na sua casa ou uma lixeira e uma caixa de papelão, como preferir.

Os resíduos recicláveis são levados para a Associação de Catadores de Venda Nova, a ASCAVENI, para em seguida ser vendido para a reciclagem. A ASCAVENI foi criada em 2014, com incentivo da Prefeitura, que continua apoiando o trabalho através da disponibilização de galpão, prensa e outros equipamentos. Assim, contando também com o apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente e com a participação da população, a Associação cresceu e atualmente conta com 18 associados! Todas essas pessoas fazem seu próprio “salário” com a venda do resíduo que você separa!

Confira o horário para descartar corretamente seu resíduo. Seguindo os dias e horários definidos evitamos o acúmulo de resíduos e mantemos a cidade limpa por mais tempo!