Geral - 26/07/2022 00:07:00

Prefeitura de Venda Nova realiza formação para equipes colaborativas

Objetivando consolidar a formação em contexto de trabalho como forma de dar continuidade e aprimorar o processo educativo já desenvolvido, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última semana, um ciclo de formação voltado para as Equipes Colaborativas. O público formado por auxiliares de sala, estagiários, serventes, cozinheiras, agentes administrativos e motoristas teve a oportunidade de trocar experiências e ampliar conhecimentos acerca de diversos temas.

Uma das propostas abordada pela palestrante Sirley Brozinga Zandonadi foi pensar em uma “Uma escola para todos”, com reflexões sobre a importância do papel e da responsabilidade de cada um no ambiente escolar. O autoconhecimento, temática abordada pela psicóloga Viviane Vinco Broedel e pela fisioterapeuta Juliana Sant’Ana também esteve presente nesse processo formativo, uma vez que para cuidar e olhar para o outro é preciso também olhar e cuidar de si mesmo.

A parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e com o setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura, proporcionou aos servidores reconhecer os primeiros sinais de violência contra a criança e adolescente, e também aprimorar técnicas de primeiros socorros.

Dar suporte técnico para as equipes também foi um dos objetivos dessa semana de formação. As servidoras do Setor de Recursos Humanos e da Nutrição da Secretaria de Educação proporcionaram às equipes colaborativas capacitação dentro da sua área de atuação.

A secretária de Educação do Município, Sirlene Mazzocco, comentou sobre a importância dessa semana de formação: “Nosso maior objetivo é a excelência do ensino, é proporcionar aos nossos estudantes um ambiente acolhedor e cheio de experiências significativas. Consideramos que todos os servidores fazem parte desse processo de aprendizagem.”